Durante dois dias, o HOST Douro, um encontro internacional com lotação esgotada, reuniu cerca de meio milhar de participantes e colocou a hospitalidade no centro da discussão, com chefes premiados, sommeliers de renome, neurocientistas e especialistas em enoturismo, design e cultura.
17 de setembro de 2025 – Nos dias 14 e 15 de setembro, domingo e segunda-feira, o Teatro Ribeiro Conceição transformou-se num espaço de encontro de profissionais e especialistas de destaque do panorama nacional e internacional para refletirem a hospitalidade, numa abordagem ampla e multidisciplinar. A primeira edição do HOST Douro, promovida pela CIM Douro – Comunidade Intermunicipal do Douro, contou com voluntários da Fundação da Juventude e alunos das Escolas Profissionais do Douro, bem como mais de 60 pessoas da organização, que promoveram um ambiente colaborativo onde tradição e inovação caminharam lado a lado.
Luís Reguengo Machado, presidente da CIM Douro, considera que “o HOST Douro superou todas as expetativas: reuniu 500 participantes e um extraordinário leque de profissionais que partilharam conhecimento, experiência e visão, transformando o Douro num verdadeiro palco de excelência na reflexão sobre hospitalidade, a várias vozes e a várias línguas, uniformizando a compreensão sobre este pilar do turismo. Este evento é uma das muitas marcas que a CIM Douro deixa com orgulho e que simbolizam o compromisso de projetar a região para o futuro.”
“Em dois dias, conseguimos transformar o Douro no espaço de diálogo, onde profissionais, marcas, escolas e comunidades partilharam saberes e construíram pontes. Este encontro mostrou-nos que a hospitalidade assenta em cultura, identidade e futuro para poder ser marca e ativo económico. O entusiasmo e a adesão que se testemunhou confirmam que o Douro tem todas as condições para liderar esta conversa a nível internacional, porque o HOST Douro é mais do que um evento, é um manifesto que coloca o Douro no centro da discussão sobre hospitalidade a nível mundial”, afirma Miguel Santos, Secretário-Executivo da CIM Douro.
Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, cidade anfitriã da primeira edição reforça: “O HOST Douro é um marco. É a prova de que sabemos projetar o Douro para o futuro, afirmando-o como paisagem humanizada e viva, classificada pela UNESCO, mas também como destino turístico criativo e vibrante. Queremos valorizar aquilo que fica para além da agenda: os conhecimentos pessoais, o diálogo aberto e as ideias novas que germinarão e darão novas perspetivas ao turismo de qualidade e à hospitalidade de excelência que queremos oferecer.”
Entre os destaques do programa estiveram Lorenzo Querci, referência da restauração de Milão; Moran Cerf, neurocientista e professor Norte americano; Kristell Monot, head sommelier do Mugaritz (Espanha); Elza Yranzo, food designer e curadora de arte de Barcelona; e o sommelier Mohamed Benabdallah, vencedor do The World’s 50 Best Sommelier Award 2025. No plano gastronómico, os Chefes Pedro Lemos, Rui Paula, Vasco Coelho Santos e Óscar Geadas e respetivas equipas lideraram os almoços realizados no Claustro do Convento de Santa Cruz, ao lado de quintas e restaurantes do Douro, num tributo aos produtos e sabores locais.
“As palestras e mesas-redondas mostraram como é cada vez mais urgente abordar o tema da hospitalidade e falar sobre ele com maior frequência. O HOST Douro foi uma primeira vaga que nos permitiu olhar para as relações de servir, receber e cuidar de forma mais humana – algo que foi sublinhado por todos os oradores”, realça Rafael Tonon, curador do evento.
Mais do que um evento, o HOST Douro afirmou-se como um movimento de partilha, diálogo e experiência à mesa. O sucesso desta primeira edição abre caminho para futuras edições, consolidando o Douro como palco global da hospitalidade.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.