Provas de vinho e piqueniques na vinha: Quintas de Melgaço abre portas para celebrar Dia Mundial do Turismo

A Quintas de Melgaço abre as suas portas para comemorar o Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro. Os visitantespodem, já no próximo sábado, participar gratuitamente em provas de vinhos, sendo que à disposição estão os QM Torre de Menagem, QM Loureiro-Alvarinho, QM Alvarinho e QM Espumante Super Reserva, referências que tiram partido da plasticidade da casta-rainha Alvarinho. 

As provas de vinho estão previstas acontecer no terraço da Adega, com vista para o vale da sub-região. Podem ainda ser acompanhadas por uma explicação sobre os métodos de produção enológica adotados pela Quintas de Melgaço.  

A Quintas de Melgaço junta-se, assim, a um programa especial promovido por entidades locais e com a colaboração de agentes económicos do município, o qual reúne opções de alojamento, gastronomia, enoturismo e atividades culturais imperdíveis.  

Adicionalmente, a Quintas de Melgaço disponibiliza a possibilidade aos visitantes de desfrutarem de piqueniques nas vinhas, mediante pagamento e disponibilidade, com produtos locais e sazonais, servidos em cestos tradicionais de vime. 

Este ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) definiu como tema central para esta data “Turismo e Transformação Sustentável”. A Quintas de Melgaço reforça o papel do turismo como promotor de um futuro mais sustentável, incentivando práticas responsáveis e um maior respeito pelo património, pelo ambiente e pelas comunidades. 

Melgaço tem-se posicionado como uma referência e integra um grupo restrito de destinos certificados a nível mundial, seguindo o seu compromisso com o turismo sustentável. Em fevereiro de 2022, obteve a certificação internacional, através da entidade EarthCheck, seguindo os critérios definidos pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) das Nações Unidas. A certificação foi mantida nos anos seguintes, nos anos 2023 e 2024, com a intenção de alcançar o selo ouro em 2026. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: