s pessoas sentem que o Choupal é de Coimbra. Legalmente é do ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas], mas a nossa candidatura Avançar Coimbra, quando formos executivos, vai negociar com o ICNF para que a Câmara tenha a responsabilidade na manutenção e na gestão”, destacou.
A meio de uma caminhada pela Mata do Choupal, na margem direita do Rio Mondego, a antiga ministra da Coesão Territorial disse à agência Lusa que este símbolo da cidade, muito utilizado para caminhar, correr ou andar de bicicleta, “precisa de ser cuidado”.
“A coligação Avançar Coimbra vai reclamar para a câmara municipal essa gestão e essa manutenção e, portanto, vamos cuidar do Choupal. Não há qualquer projeto de desenvolvimento que se faça em Coimbra sem cuidar do Choupal e, se possível, até expandi-lo”, acrescentou.
Com as sapatilhas calçadas e envergando uma t-shirt branca onde se lê, “Ana Abrunhosa, a liderança que faz Coimbra avançar”, a candidata foi cumprimentando quem passava e houve até quem lhe pedisse para não deixar que destruíssem o Choupal.
No seu entender, esta é uma zona privilegiada da cidade, com o rio, com uma mata que “é um exemplo de biodiversidade”, e “onde se pode caminhar, fazer e trazer os animais”.
“Todos os conimbricenses sentem que o Choupal é de Coimbra e a esse apelo nós vamos corresponder pedindo a gestão, a responsabilidade [do Choupal], que é possível com um contrato interadministrativo. Vamos pedir que a Câmara fique responsável pela gestão, pela manutenção e por qualquer investimento que seja necessário fazer na Mata do Choupal”, referiu.
À Lusa deixou vincado que “não há qualquer projeto de desenvolvimento da cidade que ponha em causa o Choupal para a coligação Avançar Coimbra”.
Ao longo da sua caminhada, em que seguia com uma comitiva composta por cerca de 30 elementos, Ana Abrunhosa foi também abordada por um homem que passeava vários cães e que lhe pediu para cuidar dos animais abandonados que circulam pela cidade de Coimbra.
“É triste ver na avenida Fernando Namora que há matilhas de cães a atravessar a rua. Adoraria que isso melhorasse”, lamentou.
Além de Ana Abrunhosa, pelo PS, são candidatos nas eleições de 12 de outubro o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/NC/PPM/V/MPT); Francisco Queirós, pela CDU (coligação PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
As eleições autárquicas têm lugar em 12 de outubro.
Leia Também: Ana Abrunhosa defende empresa municipal para transportes urbanos de Coimbra