
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Javier Olazabal Rebelo Valente, personalidade maior do Douro e da cultura vitivinícola portuguesa, cuja visão e liderança marcaram de forma indelével a valorização deste território.
Francisco Javier Olazabal Rebelo Valente (1938-2025), conhecido como “Vito”, foi uma das figuras mais marcantes no setor dos vinhos em Portugal, especialmente vinculada à história e modernização do Douro e do vinho do Porto. Nascido a 23 de maio de 1938 na freguesia de Miragaia, Porto, licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Em 2011, a UTAD distinguiu-o com o título de Doutor Honoris Causa, “reconhecendo os relevantes serviços prestados à região e ao setor vitícola, bem como a projeção internacional da excelência duriense”.
“Esse laço académico é testemunho da admiração e respeito que esta Universidade sempre lhe dedicou, e assegura que o seu contributo permanecerá para sempre associado à memória e à história da UTAD”, escreveu a Reitoria, em nota enviada à academia.
Nota Biográfica:
Francisco Javier Olazabal Rebelo Valente nasceu a 23 de maio de 1938, no Porto. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foi administrador-delegado da Sociedade dos Vinhos do Porto Constantino e Adjunto da Administração de A. A. Ferreira, S.A. (Casa Ferreirinha), empresa-mãe do Grupo. Sucedeu a seu pai na Presidência de A. A. Ferreira, S.A. Em 1987, a empresa A. A. Ferreira é adquirida pelo Grupo Sogrape, mas permanece na Administração de A. A. Ferreira como Presidente. Assume, em 1989, a Presidência da Sogrape Distribuição, S.A. Em 1994, adquire com os três filhos a Quinta do Vale Meão, em Vila Nova de Foz Côa, fundada pela sua trisavó Antónia Adelaide Ferreira (a Ferreirinha da Régua). Em 1998, dedica-se à criação e comercialização dos vinhos com o seu filho, o enólogo Francisco de Olazabal Nicolau de Almeida, cujos vinhos têm recebido inúmeros prémios. Em 2001, é eleito Chanceler da Confraria do Vinho do Porto, cargo que exerceu até 2009. Em 2004, foi condecorado pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola.
GCI UTAD
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.