O evento inclui voos diurnos junto à barragem de Benavila, em Avis, e o espetáculo noturno ‘Night Glow’ em Ponte de Sor, transformando os céus da região numa paleta de cores vibrantes.
Loading…
Por estes dias, o céu alentejano enche-se de balões. O Festival Internacional de Balões de Ar Quente decorre naquela região até ao próximo dia 13.
Tudo a postos para mais um dia de festival. Amanheceu cinzento, mas com condições de segurança que permitiam o voo, e isso aumentou a expectativa e a ansiedade.
Ainda no solo, junto à barragem de Benavila, em Avis, a cor das lonas dos balões ia pintando as margens da albufeira. São 33 pilotos de seis nacionalidades diferentes: uns vêm por missão, outros pelas paisagens, mas todos pela paixão de voar.
A paleta de cores invadiu os céus do Alentejo e a ansiedade de antes deu lugar à calma que, durante o voo, só é interrompida pelos queimadores.
E as imagens não desiludiram. Apesar do tempo cinzento, uma vez cá em cima é desejável aterrar, e, se for com alguma subtileza, tanto melhor.
É que esta coisa do balonismo não é propriamente uma ciência exata, a não ser na construção. Muitos dos balões que já voaram no festival são fabricados em Madrid, na única fábrica da Península Ibérica e uma das poucas da Europa.
À noite, a magia volta a acontecer nos céus do Alentejo, desta vez, em Ponte de Sor, com o espetáculo Night Glow.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente está no ar até ao próximo dia 13. Pode consultar o programa no site da organização ou tentar a sorte, e olhar para o céu.