É já na próxima sexta-feira, dia 21, que Ervidel vai receber a grande festa que celebra o vinho da talha, produto emblemático da freguesia e do Concelho de Aljustrel. A Vin&Cultura está de regresso e vai decorrer até domingo, dia 23.
De rua em rua locais e visitantes são convidados a descobrir o néctar que repousa em cada talha. As adegas, verdadeiras “catedrais” e guardiãs da tradição, voltam a abrir as suas portas para dar a conhecer o vinho novo produzido em Ervidel, que é concebido de forma artesanal.
A Adega Coletiva, instalada no epicentro do evento, onde também se poderão apreciar todos os vinhos e a rica gastronomia, será espaço de partilha, de convívio e de animação.
Em destaque estarão os stands de produtores e artesãos, verdadeiras montras de produtos locais e regionais, mas também um espaço dedicado aos “Saberes e Sabores”, onde decorrerão provas gastronómicas com chefes e cozinheiros.
Na sexta-feira, dia 21, a partir das 20:30 horas, haverá animação nas Adegas com Luís Simenta (Adega do Varrasquinho), Moços da Viola Campaniça (Adega do Chico Lopes) e Nuno Maurício (Adega do Lobo). Acontecerá ainda, no Mercado do Povo, às 22:00 horas, uma “Noite Jovem” com os Fora de Tempo e DJ Guedes.
Sábado, dia 22, destaque para a abertura oficial do certame, pelas 15:00 horas, junto ao Espaço dos Saberes e Sabores, para a atuação de grupos corais, para a Rota das Adegas, com animação musical, e para as atuações na Adega Coletiva de Moços da Talha (17:30 horas), O Cruzeiro (19:00 horas), 4.ªSérie (21:00 horas), NEIM – Tour XX anos (23:00 horas) e DJ RMG.
Domingo, dia 23, para além da programação do Espaço dos Saberes e Sabores e da Rota das Adegas, realce para as atuações musicais de Os Fora de Tempo (18:00 horas), AllCante – Modas e Cante (19:00 horas), Nova Aurora (20:30 horas) e Los Colchoneros (22:00 horas).
Este certame conta com a organização da Câmara Municipal de Aljustrel e o apoio da Junta de Freguesia de Ervidel, dos produtores locais e do movimento associativo.
Consulte o programa:
https://www.mun-aljustrel.pt/50233/vincultura-2025
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.