A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) convida enófilos e amantes da alta gastronomia para a 2.ª edição do Trás-os-Montes Wine Experience, que acontece já este sábado, dia 22 de novembro, no icónico Vidago Palace Hotel.
Trata-se de uma oportunidade única de provar mais de 80 referências de vinhos de 20 produtores da região de Trás-os-Montes, harmonizados com um menu exclusivo criado pelo Chef Vítor Matos, numa experiência sofisticada e elegante de vinhos e gastronomia.
O evento arranca com uma prova de vinhos, que decorre no Jardim de Inverno, a partir das 16h00, antecedido por uma sessão oficial de abertura, às 15h30. O jantar vínico que se segue terá lugar no emblemático Salão Nobre, com início marcado para as 20h00. O menu, especialmente criado pelo Chef Vítor Matos, contempla alheira transmontana crocante com ovo a baixa temperatura, cogumelos salteados e creme de grelos, para iniciar; segue-se bacalhau confitado com grão-de-bico em textura, espigos e emulsão caldeirada; a sugestão de carne é bochecha de porco bísaro com carqueja, cevadinha de legumes e enchidos; e, para terminar, será servido chocolate em texturas, caramelo salgado e baunilha. Cada um dos quatro momentos será harmonizado com vinhos selecionados pelos produtores participantes.
O evento tem o custo de 90 euros, por pessoa, e inclui prova e jantar. Os lugares são limitados e estão praticamente esgotados. Para participar, deve fazer a sua reserva através de e-mail: promocao@cvrtm.pt
Os produtores participantes neste Trás-os-Montes Wine Experience, em Vidago, são a Bago de Ouro, Casa do Joa, Casa Grande do Seixo, Casa José Pedro, Casal de Valle Pradinhos Costa Boal, Encostas de Sonim, Flandório, Montalegre Vinhos, Palmeirim D’Inglaterra e a Quinta das Corriças. A estes juntam-se ainda a Quinta de Arcossó, Quinta do Poldrado, Quinta Recomeço, Quinta Serra D’Oura, Quinta Vale dos Montes, Quinta Valle de Passos, Quinta Valle Madruga, Villela Seca e o Vinho dos Mortos.
Edição Trás-os-Montes Wine Experience em Lisboa esgotada
A edição de Lisboa, que acontece na próxima segunda-feira, dia 24, no restaurante O Nobre, já está esgotada, o que reforça o interesse e reconhecimento da qualidade e do carácter premium que os vinhos de Trás-os-Montes têm. A enorme adesão registada consolida o trabalho que a CVRTM tem vindo a desenvolver ao promover experiências vínicas de excelência, como é o caso desta Prova & Jantar a Quatro Mãos, com um menu exclusivo assinado por dois chefs transmontanos, Justa Nobre e Óscar Geadas. A CVRTM adianta que estão previstas novas iniciativas semelhantes, que serão brevemente anunciadas.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.