A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) será a anfitriã do Encontro Internacional em Agrivoltaico, intitulado “AGRI-PV Nexus 2025”, que está marcado para os dias 20 e 21 de novembro de 2025.
De acordo com o comunicado de imprensa, o evento visa reunir decisores políticos, investigadores, profissionais e agricultores para debater as oportunidades e os desafios da implementação da energia agrovoltaica em Portugal.
 
O primeiro dia será dedicado a sessões técnicas e o segundo dia reservado a visitas de campo a projetos-piloto agrovoltaicos, nomeadamente o AgriFlex (em Coimbra) e o FruitPV (em Alcobaça).
O evento é organizado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, em cooperação com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN-CC), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra), o Instituto Nacional de investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Universidade de Coimbra e as Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Santarém, de Viseu e de Castelo Branco.
 
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
 
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.