Depois de um início de outono seco, regresso da chuva traz esperança aos agricultores alentejanos

País

Os agricultores ganharam confiança e esperança de que este poderá ser um bom ano para o campo. A chuva permitiu encher barragens e charcas no distrito de Évora.

Loading…

As temperaturas altas marcaram o início do outono no Alentejo, mas a segunda semana de novembro trouxe finalmente a chuva, tão desejada por quem aqui trabalha a terra. Depois de vários anos em seca severa ou extrema, os agricultores respiraram de alívio no último inverno. 

A chuva permitiu encher barragens e charcas no distrito de Évora. Mas há vários ‘Alentejos’ num só. Um pouco mais a sul, a situação é diferente. A chuva ainda não foi suficiente para encher charcas e barragens, no distrito de Beja. Mesmo assim, temos, por exemplo, a Barragem de Odivelas, que, na última semana, aumentou em 3% a quantidade de água armazenada. 

Ainda que em pouca quantidade, a chuva vem ajudar os agricultores da região, até porque trabalhar a terra no início do mês era praticamente impossível.  O cenário mudou com os últimos dias de chuva. A terra começou a ganhar outra vida e, com ela, renasceu a esperança de quem depende do campo. 

Um pouco mais animados, mas nesta zona onde a água de Alqueva não chega, os agricultores dependem apenas da chuva. Olham agora para o campo com mais confiança, mas esperam que o inverno e a primavera tragam água suficiente para enfrentar o resto do ano. 

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: