Da região dos vinhos do Tejo, a Quinta do Sampayo anunciou o lançamento de um novo vinho, colheita de 2024. Trata-se de um tinto que resulta de vindima manual e de uma “seleção rigorosa das uvas”, combinando as castas Castelão, Aragonez e Touriga Nacional existentes nesta quinta, situada em Vale da Pinta, perto do Cartaxo.

Este lançamento simboliza a continuidade do projeto de Ana Macedo, que tem vindo a reinventar a quinta e a sua ligação à terra. “Queremos criar vinhos autênticos, que expressem frescura, equilíbrio e carácter português, sempre com atenção às pequenas decisões que fazem a diferença no resultado”, sustentou a responsável.
Produzido exclusivamente com uvas da Quinta do Sampayo, o novo tinto resulta de uma fermentação em lagar, com a temperatura controlada (24ºC) e estágio de 60% do lote durante seis meses em barrica nova de carvalho francês e o restante em inox, processos que conferem ao vinho “equilíbrio, frescura e elegância”. “Combina a leveza e frescura do Castelão, o corpo do Aragonez e as notas florais da Touriga Nacional, resultando num perfil aromático expressivo, com fruta silvestre e ligeira tosta, e um teor alcoólico contido de 12% Vol., em contraste com o perfil mais intenso tradicional da região do Tejo”, explicou o enólogo Marco Crespo.

Este novo vinho da marca foi pensado para acompanhar uma variedade de pratos, desde grelhados de carne ou pratos de peixe no forno, como um pargo assado. “É versátil e gastronómico”, continua. Idealmente, deve ser servido a 15ºC e pode ser apreciado de imediato ou guardado por alguns anos, beneficiando do seu potencial de evolução.
Na apresentação do vinho, que decorreu no Hotel Hyatt Regency Lisboa, o escanção Manuel Moreira destacou a importância do trabalho de viticultura e das práticas regenerativas utilizadas para criar um solo mais rico e fértil e alcançar a “harmonia entre a maturação alcoólica e fenólica”.
“Para mim, este vinho revela a verdade na boca, frescura, precisão frutada e taninos de grande finura, características que só surgem quando a vinha está em verdadeiro equilíbrio com o seu meio”, acrescentou. O Quinta do Sampayo tinto, 2024, já está disponível no mercado com um PVP de 9,50€.
A Quinta do Sampayo iniciou práticas de agricultura regenerativa na vinha, apostando numa viticultura sustentável que respeita os solos, os ecossistemas e abandonou os tratamentos químicos na vinha.

“O nosso trabalho é perceber como podemos fazer melhor, como podemos melhorar o nosso ecossistema e integrá-lo em equilíbrio com a fauna e a flora que nos rodeiam. É um caminho contínuo, onde estamos sempre a descobrir e a aprender”, recordou André Domingos, responsável de viticultura.
Para Ana Macedo, este vinho é um convite a “sentir a Quinta, os seus solos e a procura do equilíbrio entre a natureza e arte de fazer vinho”.


Deixe um comentário