Os Citrinos do Algarve IGP (Indicação Geográfica Protegida) terão destaque no Mercado Internacional de Rungis, em França, o maior mercado de produtos frescos do mundo e referência global de excelência alimentar.
De acordo com o comunicado de imprensa, no dia 27 de novembro, entre as 5h00 e as 9h00, decorre uma ação de promoção destinada a dar a provar os citrinos aos operadores presentes. A iniciativa procura reforçar o reconhecimento e a notoriedade dos Citrinos do Algarve IGP junto dos fornecedores franceses, destacando a sua qualidade, autenticidade e sabor.
 
Esta iniciativa integra a campanha de promoção internacional dos Citrinos do Algarve IGP, promovida pela AlgarOrange, a Associação de Operadores de Citrinos do Algarve. A campanha decorre até dezembro de 2026 e tem França como um dos mercados estratégicos.
“França é um parceiro estratégico para os Citrinos do Algarve IGP. Estar em Rungis é estar no coração da distribuição alimentar europeia, a mostrar de forma direta a excelência e a qualidade que caracterizam a nossa produção”, afirmou José Oliveira, presidente da AlgarOrange.
França é um dos principais destinos das exportações de citrinos do Algarve. Em 2024, as vendas para este mercado ultrapassaram os 55 milhões de euros, um aumento de 7% face a 2023.
Com 234 hectares e mais de 1200 empresas, o Mercado Internacional de Rungis movimenta anualmente 1,8 milhões de toneladas de produtos alimentares.
 
Segundo o comunicado, cerca de 87% da produção de citrinos em Portugal concentra-se no Algarve, onde a produtividade média tem crescido de forma sustentável, graças à gestão eficiente dos recursos e ao investimento em inovação e tecnologia. Na campanha de 2023-2024, o volume produzido superou em 10% a média dos últimos dez anos.
 
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.