Bloco de Esquerda questiona acordo entre Beja Consegue e CDU

image

A Concelhia de Beja do Bloco de Esquerda (BE) questiona o acordo alcançado entre a coligação Beja Consegue, liderada pelo PSD, e a CDU, para garantir a “governabilidade” da Câmara Municipal do distrito de Beja, considerando que os comunistas terão responsabilidade nos “frutos” desta aliança.

Em comunicado enviado ao “CA”, os bloquistas afirmam que a inclusão a tempo inteiro do vereador comunista Vítor Picado no executivo municipal representa uma “viragem política histórica à direita” em Beja, “consagrada e sustentada com a CDU”.

“Importa fazer este registo para memória futura: os frutos que daqui saírem também terão de lhe ser imputados”, acusa o BE, questionando se a anunciada “independência” da CDU na votação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano “se manterá na prática”.

A par disso, o Bloco quer saber como “será feita a gestão da requalificação do edificado do concelho, em especial do centro histórico de Beja, e como se conciliará com as necessidades sociais do concelho, nomeadamente a constituição de habitação a renda controlada, habitação pública social e mitigação de situações de sem-abrigo e de pobreza extrema”.

No comunicado, o BE afirma ainda ser “importante perceber que medidas serão implementadas, por um lado, para mitigar as consequências da poluição da água, dos solos e do ar, e, por outro, para combater as condições de sobre-exploração dos trabalhadores agrícolas e em situações de habitabilidade indignas”.

Qual “a visão mais completa para a mobilidade da população, nomeadamente a reativação das linhas ferroviárias” e que “visão e prioridades” haverão “para a segurança da população” são outras das questões levantadas pela Concelhia bloquista.

Continue a ler este artigo no Correio Alentejo.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: