O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e os restantes membros do executivo camarário inauguraram, esta sexta-feira, nas Portas da Cidade, a iluminação decorativa do centro histórico do concelho que brindará todos aqueles que o visitarem com milhares de luzes de Natal de tecnologia LED.
“Com as luzes que inaugurámos hoje, damos um passo importante para valorizar esta época festiva, indo ao encontro das aspirações dos nossos comerciantes e contribuindo para que Ponta Delgada viva plenamente o espírito do Natal”, afirmou o autarca após a inauguração da iluminação, o primeiro momento alto da programação de Natal.
Pedro Nascimento Cabral explicou que este investimento vem dar continuidade à estratégia do município para esbater a sazonalidade turística e afirmar Ponta Delgada como destino de Natal e de fim de ano.
“Estar no Top 5 dos destinos nacionais mais procurados no Inverno demonstra o potencial de Ponta Delgada. Este é, por isso, um investimento estratégico: um investimento nas pessoas, no nosso comércio local, na hotelaria e na restauração. É um compromisso com a criação de riqueza, com o reforço da nossa identidade enquanto destino de referência e, acima de tudo, com a melhoria da qualidade de vida de quem aqui vive, trabalha ou nos visita”, frisou.
Os jardins, praças e principais ruas da baixa citadina voltam a mostrar-se iluminados e decorados com elementos alusivos à época, dos quais se destacam cordões de luz, cortinas de luz, árvores iluminadas e decoradas, gambiarras com pendões, grinaldas verdes com luzes e fitas vermelhas, anjos iluminados, bolas 3D e estrelas luminosas.
“Este ano, a tradicional Árvore de Natal instalada no passeio sul da Avenida Infante D. Henrique apresenta 15 metros de altura e 7 metros de diâmetro. Equipada com tecnologia Light Symphony e iluminação RGB, proporciona um espetáculo visual dinâmico, repleto de cores e sincronizado com música.
As luzes LED que estão a ser utilizadas na iluminação de Natal de Ponta Delgada consomem, em média, 90 por cento menos energia que as lâmpadas tradicionais, apresentando igualmente uma longevidade bastante superior e, como tal, um impacto ambiental consideravelmente menor.
A inauguração de Natal foi abrilhantada com a participação de cerca de 30 crianças da rede municipal de ATL, que entoaram cânticos natalícios na Praça do Município, e contou ainda com um concerto itinerante dos Back to The Funk .
Entretanto, o centro histórico volta a ser palco de uma intensa programação musical. Este sábado, a partir das 9h30, os Back to the Funk voltam a percorrer as principais ruas da baixa citadina e o mesmo fará o grupo Fandangafarra, pelas 18h30.
O grupo Fandangafarra também irá garantir a animação itinerante nos dias 24 e 26 de novembro, pelas 18h30, no centro histórico.
No dia 25 de novembro, às 18h15, os Back to the Funk voltam a animar a baixa de Ponta Delgada.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.