Inovação e tecnologia na produção de alimentos – António Lopes Dias

Este é o tema dos Simpósios Anipla 2017, com o primeiro já realizado, no dia 23 de Março, no Porto, e o próximo realizar no dia 30 de Março (Lisboa, Hotel Sana Metropolitan).

Com este tema fazemos jus à nossa assinatura: “para quem pensa a agricultura”. Procuramos nestes dois eventos lançar uma abordagem abrangente da missão da actividade agrícola, das suas contingências e das suas necessidades.

A importância económica do sector, que se revela cada vez mais visível e assertiva, consolida um profissionalismo crescente dos operadores económicos. Mas também alarga a responsabilidade, quer na forma sustentável como é exercida a actividade, quer no aspecto social, factor de extrema relevância no mundo rural.

A sustentabilidade, que passa por uma maior capacitação dos intervenientes, através da intensificação da formação e da sensibilização sobre as medidas a tomar para mitigar os riscos associados à própria actividade. Mas não só. Integra ainda a preservação dos recursos naturais, que são parceiros de inestimável utilidade, principalmente se formos capazes de os utilizar e potenciar, com a contribuição da investigação, da ciência e das tecnologias que formos sendo possibilitados de desenvolver e aperfeiçoar.

Tudo isto com uma única, mas nobre, finalidade. Alimentar, vestir e energizar o mundo disponibilizando produtos agrícolas na quantidade necessária, seguros e de qualidade, com a diversidade exigida e a custos acessíveis.

Decididamente, e como afirmou recentemente o Comissário Europeu Carlos Moedas, a política tem que confiar na ciência e não ter medo de tomar decisões com base nos resultados e conclusões da investigação científica. Diríamos, o poder político tem que aceitar a evidência científica, mesmo quando os factos da ciência não estão em linha com as suas ideologias.

A agricultura não pode sobreviver sem ciência e tecnologia, numa economia global em relação à qual precisamos de nos movimentar de forma muito rápida só para, pelo menos, nos mantermos no mesmo sítio.

António Lopes Dias

Director Executivo da Anipla

 


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: