Os ateliers de inovação chegam ao fim, amanhã, dia 18 de Julho com o tema da produção animal. O último atelier de inovação decorrerá na ESAS – Escola Superior Agrária de Santarém.
Como é habitual o atelier de inovação decorre através de um workshop de um dia, destinado às equipas de projetos de inovação inscritas. São abordadas e trabalhadas temáticas como: (i) performance de equipa (ii) desenho da proposta de valor e (iii) comunicação e disseminação.
No atelier de produção animal estarão provisoriamente 8 projetos em curso. Convidamos-vos a consultar os seguintes projetos que se candidataram e que já estão disponíveis na página inovação do Agroportal:
→CFD4CHEESE←
→Cistusrumen←
→Go bovmais←
→Imunocastração em porco alentejano←
→Pastogether←
→Portuguese beef←
→Serpaflora←
→Valrumeat←
Como aconteceu nos três ateliers de inovação anteriores de Hortifruticultura (consulte aqui) , Floresta (consulte aqui), Cereais (consulte aqui) também no atelier de produção animal serão seleccionados três projetos de inovação. O chamado Top 3 é realizado pela votação dos participantes, com base na ronda de apresentações dos projetos de inovação, em formato de picth.
O anúncio do Top3 será feito no fim do dia no Agroportal, nas várias plataformas, no site, nas redes sociais e ainda na app. Junte-se a nós e fique a par dos 3 últimos projectos que serão seleccionados para a categoria inovação.
Sobre os ateliers de inovação
Os ateliers de inovação são 4 workshops gratuitos para apoiar projetos de inovação a colocar no mercado produtos e serviços competitivos. Os workshops focam-se em 4 fileiras estratégicas a destacar:
- Cereais
- Floresta
- Hortofruticultura
- Produção Animal
INOVISA e o Crédito Agrícola são as entidades organizadoras e contam com o apoio da Rede Rural Nacional.
Quem pode concorrer?
Equipas de projetos de inovação (a iniciar, em curso ou terminados) dinamizados por mais do que uma entidade:
-Grupos Operacionais (PDR2020)
-Projetos Cooperação para a Inovação (PRODER)
-Projetos I&DT Aplicada (QREN)
-Outros projetos não necessariamente cofinanciados
Cada equipa inscrita deve contar com a participação de pelo menos duas pessoas representantes do projeto: agricultores, agroindustriais, investigadores, representantes de estruturas associativas, direções regionais, entre outros.
Ateliers de Inovação & Prémio Empreendedorismo e Inovação CA 2017
Os Ateliers de Inovação apoiam projetos de inovação de fileiras estratégicas nacionais e mais uma vez associam -se à 4ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.
Os 12 melhores projetos – 3 por Atelier – serão automaticamente considerados na categoria Inovação em Colaboração. Esta categoria é exclusiva para projetos participantes dos Ateliers, que irão depois à final do concurso do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.
Além da categoria “Inovação em Colaboração”, existem mais quatro categorias destinadas a entidades: Cereais, Floresta, Hortofruticultura, Produção Animal.
Será ainda atribuído um prémio de reconhecimento especial a uma entidade (empresário individual, Sociedade, Associação, Fundação, Organização não-governamental, Entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, organismo da Administração pública) ou ao projecto submetido por Associado(s) do Crédito Agrícola que se destaque dos demais.
Como é feita a selecção para os 6 prémios finais:
A análise dos projectos terá como base três critérios: grau de inovação, potencial de mercado e a sustentabilidade.
Cada categoria conta com um prémio no valor de 5 mil euros.
As candidaturas ao “Prémio Empreendedorismo e Inovação” terminam a 24 de Julho. Toda a informação sobre o Prémio está disponível em www.premioinovacao.pt