O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, realizou hoje uma visita institucional ao Centro de Coinovação que a cadeia de supermercados Mercadona tem em Matosinhos (Grande Porto).
A visita contou também com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Paulo Ferreira, a Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann e o Presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.
No decorrer da visita, a Mercadona apresentou aos assistentes o trabalho que realizará a partir deste “grande laboratório de ideias”, onde a empresa vai desenvolver, com a colaboração do “Chefe” (como a cadeia denomina o cliente), a sua gama de produtos em Portugal.
Em concreto, a Mercadona explicou como impulsiona neste centro o seu Modelo de Coinovação segundo a denominada “Estratégia Avental”. Através desta estratégia, a Mercadona dispõe de Especialistas que se encarregam de captar as necessidades dos clientes, escutar e observar os seus gostos e preferências.
Este processo permite, posteriormente, transmitir toda essa informação aos fornecedores especializados para que, dependendo do caso, se melhorem os produtos ou se desenvolvam novas soluções inovadoras que, em muitas ocasiões, se convertem num êxito de vendas, comprovando que a agilidade em inovar e criar novos produtos depende da capacidade de colaborar e aprender com as experiências dos clientes mediante uma verdadeira “cultura de inovação”.
Este Centro de Coinovação da Mercadona, que se junta aos 13 centros deste tipo que a cadeia tem em Espanha, está localizado na Avenida Menéres, em Matosinhos, e conta com mais de 1.000 metros quadrados distribuídos em 2 andares. Graças à sua dimensão, dispõe tanto de salas de degustação de produto, como de cozinhas e outros espaços que simulam as casas dos “Chefes” (clientes) para as sessões participativas com os mesmos.
Segundo as palavras do Ministro: “Este investimento mostra a confiança da Mercadona em Portugal e abre oportunidades às empresas portuguesas para fornecerem novos produtos a este grupo, não só no mercado português mas em todo o mercado ibérico onde a rede tem já 1614 supermercados a operar. Em 2016, a Mercadona comprou 56 milhões de euros a empresas portuguesas. É por isso uma enorme alavanca para a entrada de produtos portugueses em Espanha.”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara de Matosinhos declarou: “O investimento que a Mercadona está a fazer em Matosinhos reveste-se de uma grande importância, seja pelo seu potencial de regeneração do antigo centro industrial da cidade, de criação de postos de trabalho qualificado, seja pela aposta na valorização dos produtos nacionais e locais, com o necessário impacto direto na economia de Matosinhos. Mas trata-se, acima de tudo, de uma aposta na inovação e na criação de um laboratório de ideias que, a partir de Matosinhos, contaminará as outras lojas da empresa com o resultado do ambiente criativo da cidade, do conhecimento que aqui produzimos e da inovação em que Matosinhos tem procurado especializar-se, nisto se empenhando de forma estratégica”.
Para mais informação, consultar a Memória 2016 disponível aqui.
Sobre a Mercadona em Portugal:
A Mercadona anunciou em junho de 2016 a decisão de começar a sua expansão internacional em Portugal. As primeiras quatro lojas, que serão inauguradas em 2019, estão localizadas na zona do Grande Porto.
Nesta primeira fase de expansão, a empresa prevê investir 25 milhões de euros e criar aproximadamente 200 postos de trabalho.