ACOS

Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

ACOS cria mais um serviço técnico de apoio aos sócios

A ACOS iniciou, recentemente, a prestação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Os sócios da ACOS beneficiam de mais um serviço técnico especializado com vista à melhoria das condições no desenvolvimento da sua atividade agrícola ou florestal.

A ACOS – Agricultores do Sul é entidade Reconhecida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Este serviço, desenvolvido em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, é gratuito e destina-se a agricultores no ativo e a Jovens Agricultores em instalação, com projeto aprovado. No caso dos Jovens Agricultores este serviço pode substituir a formação complementar obrigatória.

O novo Serviço consiste em fornecer orientações aos agricultores relativas aos requisitos exigidos no âmbito do PDR2020 de forma a estarem aptos a receber os apoios comunitários. O foco deste serviço é aconselhar, identificar e orientar na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na proteção do ambiente.

A ACOS integra nos seus quadros vários técnicos executores de aconselhamento agrícola e florestal. O Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal integra as seguintes áreas temáticas: Condicionalidade; Segurança no trabalho; Práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente; Manutenção da superfície agrícola; Medidas de proteção à qualidade da água; Utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos; Medidas ao nível da exploração agrícola ou florestal; Primeira instalação de jovens agricultores; Requisitos mínimos das medidas agroambientais; Plano de gestão florestal; Defesa da floresta; Certificação florestal; Conservação da natureza.

A criação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal é mais uma aposta da ACOS num serviço de proximidade ao agricultor, assegurando um esclarecimento integrado e articulado para um melhor cumprimento das normas aplicáveis às explorações agrícolas.


Publicado

em

por

Etiquetas: