O SolidarISA é finalista da Categoria de Comunicação do PVU Santander. O voluntariado é algo a estimular em qualquer fase das nossas vidas.
Por almejarem integrar a classe muy nobre dos Agricultores, os alunos do Instituto Superior de Agronomia decidiram fazê-lo de um modo bastante particular.
Com cerca de 5 hectares sob gestão própria, o parque de máquinas do ISA, empresas parceiras que cedem alguns fatores de produção e, principalmente, muito engenho e vontade dos estudantes, cultiva-se desde grão de bico a couves ou cebolas, conforme os anos, e sempre para o mesmo canal de escoamento – O Banco Alimentar Contra a Fome!
Os aspetos positivos deste projeto são inúmeros, desde um aproveitamento louvável de uma folha do ISA, à união entre todos os seus alunos em redor de uma boa causa (na plantação e colheita a mão de obra requerida é elevada!), ou ainda, à aplicação prática dos conhecimentos que tão bem nos transmitem nas aulas.
A motivação principal, porém, é a contribuição para a mitigação de uma aflição do nosso País que apenas alguns conhecem e que a maioria decide ignorar – nós, no ISA, não!
A segurança alimentar, definida como a possibilidade de produção ou compra de alimentos suficientes para suprimento das necessidades diárias, não é uma constante para dezenas de milhares de portugueses. É, sim, uma tragédia que urge combater e extinguir.
Participando nesse combate e num modelo, raro nas parcerias de hoje, de win-win para todos, o SolidarISA considera-se meritório do seu voto. Convidamos os leitores do Agroportal a “espreitar” o nosso vídeo aqui, a pesarem a obra e o conceito do SolidarISA e a decidirem de acordo.
Vote SolidarISA e apoie estes alunos, apoie esta obra aqui!