ADACO

“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

A ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra está a realizar uma “campanha de esclarecimento” com idas a algumas Feiras do Distrito de Coimbra para auscultar os Agricultores e demais População, assim como a distribuição de um Boletim da ADACO.

Depois da ida à Feira em Ferreira-a-Nova (Figueira da Foz) , outras se seguirão no mês de Dezembro de 2018.
Neste Boletim abordam-se os temas da Tempestade “LESLIE”, dos incêndios de 2017, e do Orçamento do Estado para 2019 no que diz respeito à agricultura.

No Orçamento do Estado para 2019, e em relação aos prejuízos causados pela tempestade “LESLIE” , entre outras propostas importantes dos vários partidos, destacamos duas:

1 – Criação de um Fundo Autónomo para ajudas pela perda de rendimentos

Lamentavelmente esta proposta foi chumbada .

Não foi tido em conta os muitos lesados com dívidas à banca pelos investimentos que fizeram, não tendo por isso qualquer hipótese de recorrer novamente ao crédito, mesmo que bonificado ou com moratória.

A medida 6.2.2 do PDR 2020 – “Apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo” é insuficiente para estes casos.

2 – Ajuda Simplificada até 5.000€ sem ser necessário a burocracia de projectos; aliás como foi aplicada aos lesados pelos incêndios de 2017.

Foi também chumbada.

A ADACO questiona o porquê desta diferenciação entre os lesados pelos incêndios de 2017 e os lesados pela tempestade “LESLIE”?

O porquê desta burocracia, que dificulta e em muitos casos impede, o acesso dos lesados a estas ajudas?

 


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: