Os KIWIS de Portugal, marca criada pela Associação Portuguesa de Kiwicultores, viajaram com a TAP entre os dias 24 e 28 de Junho, com destino ao Brasil, Marrocos, Espanha e Reino Unido. Esta ação resulta de uma parceria entre a APK e a TAP para a promoção do Kiwi Português em mercados estratégicos.
Em simultâneo, decorreu ininterruptamente no Lounge da TAP uma ação de degustação e promoção da fruta fresca.
No total da ação, foram distribuídos mais de 1000 kgs de kiwis e materiais de comunicação que promovem os benefícios do fruto e a sua facilidade de consumo através da oferta de uma colher (que também é faca), que chegou a mais de 30.000 passageiros.
Segundo a APK, o crescimento da exportação do Kiwi Português tem sido constante. Em 2017, das 28 mil toneladas de kiwis que os produtores estimam ter produzido, mais de metade foi para exportação. Por sua vez as compras ao exterior estão a diminuir.
Esta ação está integrada no projeto de promoção dos Kiwis de Portugal no mercado externo – cofinanciado pelo Compete 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, visando aumentar a sua visibilidade e com isso a exportação dos Kiwis portugueses.