Parlamento europeu

Mercosul: Eurodeputados debatem acordo com comissários do Comércio e Agricultura

[Fonte: Parlamento Europeu] O acordo comercial alcançado entre a UE e os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) vai ser discutido amanhã, 23 de julho, em duas comissões do Parlamento Europeu.

A UE e o Mercosul chegaram no dia 28 de junho a um acordo de princípio sobre um pacto comercial que irá abranger uma população de 780 milhões de pessoas e permitir às empresas poupar mais de 4 mil milhões de euros de direitos aduaneiros por ano, segundo as estimativas.

Este acordo terá, no futuro, de ser submetido à aprovação do Parlamento Europeu para poder entrar em vigor.

Os primeiros debates desta legislatura sobre aquele que será o maior acordo comercial jamais celebrado pela UE realizam-se amanhã, terça-feira, nas comissões parlamentares do Comércio Internacional e da Agricultura.

As discussões arrancam às 10h30 na Comissão do Comércio Internacional, onde está agendado um debate com a comissária europeia com a pasta do Comércio, Cecilia Malmström, sobre os recentes desenvolvimentos em matéria de política comercial da UE, incluindo o acordo UE-Mercosul. Agenda

Da parte da tarde, pelas 15h00, será a ver do comissário Phil Hogan comparecer na Comissão da Agricultura, onde deverão ser abordadas as oportunidades e as preocupações dos agricultores europeus. Agenda

Pode assistir em direto às duas reuniões no sítio Web do Parlamento Europeu (EP Live).

Próximas etapas

Com base neste acordo de princípio, alcançado após 20 anos de negociações, as partes procederão à elaboração do texto final. A Comissão Europeia submeterá depois o acordo à aprovação do Conselho e do Parlamento Europeu.

Os acordos comerciais só podem entrar em vigor com a aprovação da assembleia europeia.


Publicado

em

por

Etiquetas: