[Fonte: PSD Beja] Exmo. Senhor Ministro da Agricultura,Dr. Luís Capoulas Santos
Foi com muito espanto que todo o país ouviu o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, anunciar a eliminação do consumo de carne de vaca nas cantinas desse estabelecimento de ensino, já a partir de janeiro do próximo ano.
O reitor justificou esta medida dizendo que “vivemos um tempo de emergência climática” e que quer fazer da UC a “primeira universidade portuguesa neutra em carbono”. Disse também que ainda não sabia que nutrientes seriam usados para substituir a carne de vaca, cuja indústria considerou “a fonte de maior produção de CO2 ao nível de carne animal”.
Acho inadmissível que uma universidade sustentada por todos nós esteja a promover-se no mercado global com meias verdades alarmistas e “politicamente corretas”.
Acho inadmissível que uma universidade corte num nutriente sem revelar que outro nutriente o vai substituir. Será que pretende substituir a carne de vaca por cereais, cuja produção tem de ser importada, continuando a aumentar-se a pegada ecológica? Não saberá o reitor da UC que as produções intensivas de cereais serão limitadas (ou mesmo abolidas) na Europa, o que levará a importar da Ásia e da América Latina sojas, quinoas, lentilhas e outros produtos?
Sem querer entrar por evidências científicas como a afirmação do patologista Sobrinho Simões, que nos lembrou recentemente que “ficámos espertos porque comemos carne”, aquilo que o país espera é uma declaração esclarecedora de V. Exa. sobre o caminho que vem sendo percorrido pelos agricultores portugueses no sentido de uma maior consciência ambiental.
Mais, os agricultores portugueses exigem que V. Exa. reponha a verdade dos factos a todo o país, e não apenas a um pouco esclarecido reitor, com dinheiro para comer em sua casa a tal carne que nega – a preços controlados – aos utentes das cantinas.
Assim, o PSD do Distrito de Beja pretende saber se:
- V. Exa. falará ao país sobre o assunto?
- Reporá a verdade sobre as produções animais e as produções alternativas?
- Falará aos portugueses sobre os avanços na sustentabilidade ambiental feitos pelos agricultores portugueses?
- Que o Governo apoiará os agricultores portugueses na continuação dos avanços?
- Trabalhará para que o alarmismo não leve outras escolas a abolir carne de vaca?
- Trabalhará para impedir qualquer escalada que leve a que outras produções de carne sejam banidas?
O reitor da Universidade de Coimbra perdeu uma oportunidade de incentivar ainda mais empresários agrícolas portugueses a aderirem a práticas ambientalmente sustentáveis, dizendo (por exemplo) que passaria a recorrer apenas a fornecedores ambientalmente responsáveis. Esperamos que V. Exa. não perca esta oportunidade de o esclarecer.
Melhores cumprimentos
Henrique Silvestre
Cabeça de Lista do PSD para o Círculo de Beja
Beja, 19 de setembro de 2019