Foram esta semana conhecidos os vencedores da 6.ª do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), numa cerimónia que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa.
Na edição deste ano, as empresas cujos projetos obtiveram a melhor avaliação do júri combinando as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens foram: José Azóia (Grão de Bico – Casal do Vouga) e Joaquim Farófia (Mel de Rosmaninho – Margens do Alqueva) na categoria Produção Primária; Miguel Guisado (Aguardente de Perada de Pêra Rocha) e Bézé (Queijo de Cabra), em Produtos Transformados; Arvólea (Azeite Biológico), em Inovação em Embalagem e Engenho dos Paladares (Queijos Paladares Paroquiais) em Ideias com Potencial. Pela qualidade dos projetos apresentados o Júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas aos que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial: a Horticilha com o Goomato e a Qêpêtê com a Quinoa Portuguesa em Grão. A primeira Menção Honrosa na categoria Inovação Embalagem e a segunda em Produção Primária
O escoamento dos produtos dos projetos vencedores será assegurado na rede nacional de lojas do Intermarché.
Martinho Lopes, Administrador do Intermarché, sublinha que “é um orgulho para nós que esta seja já a 6ª edição deste Prémio, o que reflete a importância crescente deste setor, que podemos afirmar estar cada vez mais profissionalizado e de boa saúde. Quero salientar o número e a qualidade das candidaturas, o que revela que o Prémio Intermarché Produção Nacional é encarado por muitos produtores como uma grande oportunidade para ver o seu negócio reconhecido pelo setor e conhecido pelo consumidor, objetivos fáceis de alcançar com a visibilidade que o Prémio oferece e com a entrada no circuito da grande distribuição. Um salto de gigante proporcionado pelo Intermarché”.
Os vencedores foram:
- Produção Primária: José Azóia (Grão de Bico – Casal do Vouga)
- Produção Primária: Joaquim Farófia (Mel de Rosmaninho – Margens do Alqueva)
- Produtos Transformados: Miguel Guisado (Aguardente de Perada de Pêra Rocha)
- Produtos Transformados: Bézé (Queijo de Cabra)
- Inovação Embalagem: Arvólea (Azeite Biológico)
- Ideias com Potencial: Embalagem e Engenho dos Paladares (Queijos Paladares Paroquiais)
- As menções honrosas foram:
- Inovação Embalagem – Horticilha (Goomato)
- Produção Primária – Qêpêtê (Quinoa Portuguesa em Grão)