A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo tem cerca de 200 mil euros em apoios para a transformação e comercialização de produtos agrícolas no Ribatejo Interior. A associação está a receber candidaturas de projetos a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal que se insiram na operação ‘Pequenos Investimento na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas’, do PDR 2020.
O aviso, que vai estar aberto até 29 de novembro, tem uma dotação orçamental de 205 mil euros, provenientes do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), através do Portugal 2020 e cofinanciados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
“Serão mais pontuados os projetos, que se insiram nas prioridades definidas na Estratégia de Desenvolvimento Local da TAGUS, ou seja, investimentos relacionados com os sectores do azeite, dos produtos biológicos, dos frutos vermelhos e dos hortofrutícolas. São, também, priorizados pedidos de apoio que criem dois ou mais postos de trabalho e que invistam na melhoria da eficiência energética e visem ao uso eficiente dos recursos. São, ainda, valorizados projetos com software aplicacional, como criação de plataforma de comercialização online ou sítio na Internet”, diz a TAGUS.
Esta é já a sexta abertura do período de candidaturas a esta medida (10.2.1.2.), desde que começou a implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Rural e a segunda em 2019. Na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícola, a TAGUS já aprovou 13 candidaturas, que somam um investimento de mais de 1,3 milhões de euros, comparticipados em cerca de meio milhão de euros.