Estão abertas as candidaturas ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, organizado pela PortugalFoods.
O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.
Assumindo-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico, o prémio ECOTROPHELIA visa a criação uma rede de formação de excelência em eco-inovação alimentar, proporcionando assim o acesso a um vasto conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.
A PortugalFoods reúne cerca de 160 empresas e organizações do setor e vai continuar a dinamizar e modernizar este segmento de atividade económica, pelo que irá percorrer o país com a missão de dar conhecer este galardão e contactar com os potenciais candidatos.
Este prémio destina-se a equipas multidisciplinares de 2 a 6 estudantes do ensino superior e pressupõe o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável (alimento ou bebida) desde o conceito, formulação, produção e packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.
Os estudantes que queiram participar na 4.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal devem candidatar-se até ao dia 13 de Abril de 2020, através do formulário disponível neste website.
Os dez finalistas serão anunciados a 28 de abril de 2020.
A equipa vencedora vai ser divulgada publicamente a 26 de maio, na Casa do Vinho Verde, no Porto, e será premiado com 2 mil euros e diversos prémios em serviços, para melhorar o seu projeto. Mais tarde, irão representar Portugal na competição europeia, na qual participam mais 15 países.
O ‘roadshow’ pelas universidades nacionais começa já a partir de quarta-feira, dia 27 novembro.
Roadshow:
- 27 de novembro – Universidade do Minho;
- 2 de dezembro – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto;
- 4 de dezembro – Universidade de Coimbra;
- 5 de dezembro – Instituto Politécnico de Castelo Branco;
- 12 de dezembro – Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve;
- 13 de dezembro – Escola Superior Agrária de Coimbra;
- 17 de dezembro – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.