O mês de setembro de 2019 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto em alguns locais do Nordeste e da região Oeste e nas Penhas Douradas. Na segunda década os valores médios de temperatura média do ar foram superiores ao valor normal em todo o território, exceto no interior do Baixo Alentejo e no Sotavento algarvio. Na última década do mês registou-se uma descida dos valores médios de temperatura média do ar e os valores foram superiores ao normal em todo território, exceto em alguns locais do Norte e Centro e do Alentejo.
Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 47 % do valor normal mensal. Neste ano hidrológico 2018/2019 (1 de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2019) o valor médio da quantidade de precipitação, 635.7 mm, corresponde a 72 % do valor normal. No final deste mês a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de agosto. De acordo com índice PDSI no final setembro, mantémse a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul.
→ Consulte aqui o documento ←
O artigo foi publicado originalmente em IPMA.