adpm

Projeto LIFE Montado-Adapt destacado pelo Programa LIFE a propósito da Cimeira do Clima de Madrid

Foi no âmbito da Cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25) que está a decorrer em Madrid, que o programa LIFE (iniciativa europeia para o ambiente e ação climática) selecionou, entre centenas de  projetos LIFE, 10 que devemos de conhecer, entre os quais o LIFE Montado-Adapt. A ADPM congratula-se com mais este reconhecimento, que também é uma forma de valorizar o Montado e o trabalho que tem sido realizado ao longo deste projeto!

O Montado é um ecossistema florestal mediterrânico singular, extremamente valioso em biodiversidade e identificado com a maior importância para a conservação da natureza, tanto a nível nacional quanto europeu. Este ecossistema encontra-se atualmente em declínio devido à interação de diversos fatores, uns de escala mundial como as alterações climáticas, e outros à escala do homem, sendo um dos principais fatores a gestão das explorações. Gerir este tipo de propriedades que combina agricultura, floresta e pecuária, exige um conhecimento profundo das características intrínsecas da cada herdade e dos fatores externos.

É neste contexto que surge o LIFE Montado-Adapt, um projeto de impulso à adaptação dos Montados a decorrer simultaneamente em Portugal e Espanha, que tem como principal objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental. Este objetivo está a ser alcançado através da implementação do Sistema Integrado de Gestão do Montado (SIGM) em 12 herdades públicas e privadas no Alentejo, Andaluzia e Extremadura, designadas como áreas-piloto. Os SIGM implementam um conjunto de estratégias e medidas de adaptados em cada uma destas áreas.

O projeto LIFE Montado-Adapt, do qual a ADPM Mértola é a entidade promotora, é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do Programa LIFE 2014-2020, subprograma Ação Climática, que reúne 17 parceiros de Portugal, Espanha e Holanda.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: