Pela primeira vez a União Europeia, financia um projeto exclusivamente dedicado à produção de carne de bovino sustentável.
BovINE – Beef Innovation Network Europe é um projeto, que tem como objetivo formar um ecossistema transnacional para promover a troca de conhecimento a nível europeu. A iniciativa procura estudar formas de produção sustentável de bovinos de carne e transferir o conhecimento para a produção, ou seja, para um universo de cerca de 255 mil explorações no sector da carne bovina na União Europeia.
O BovINE terá uma abordagem multissectorial, de forma a unir investigadores, técnicos, produtores de carne bovina, organizações de agricultores, consultores e restantes intervenientes na Fileira da Produção de Carne Bovina.
O projecto BovINE procurará partilhar ideias inovadoras e estimular a adoção de boas práticas validadas pela investigação, mas ainda não adotados pelo sector produtivo.
Portugal está representado no projeto através da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e pela Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A. A reunião de lançamento deste projecto vai realizar-se, em Dublin a 21,22,23 de janeiro, sendo a Promert S.A., representada por Humberto Rocha e Carolina Maio