O Instituto Superior de Agronomia lança agora um novo ciclo de formação aberta, o Open Campus ISA. Esta iniciativa consiste num conjunto de cursos avançados de curta duração, dirigidos a todos os que queiram complementar a sua formação académica ou profissional nas áreas das ciências agrárias, florestais e ambientais.
Localizado no centro de Lisboa, no campus universitário da Tapada da Ajuda, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa continua a ser a escola portuguesa de engenharia e ciências agrárias e florestais de referência internacional. Com mais de 100 anos de experiência, o Instituto Superior de Agronomia continua a evoluir e a adaptar o ensino à evolução tecnológica e às novas realidades à escala nacional e global. Atualmente, possui mais de 1500 alunos nos 3 ciclos de ensino e integra cerca de 140 docentes e 50 investigadores.
Este primeiro ciclo – de janeiro a julho de 2020 – concretiza o lançamento de um conjunto de seis cursos em domínios tão diversos como a gestão da água, o risco de incêndio, o sequestro de carbono, as estruturas verdes ou, ainda, a escala molecular ou a informação com base em ferramentas digitais.
A quem se destinam os cursos do Open Campus ISA?
Os cursos destinam-se a profissionais titulares do grau de licenciado ou mestre, ou a estudantes de doutoramento, nas seguintes áreas:
- Sistemas agrários, florestais e ambientais.
- Agro-indústrias.
- Alimentação e processos alimentares.
- Biologia, química e outras ciências de base.
- Arquitetura paisagista.
Alguns dos cursos do Open Campus ISA, quando sujeitos a avaliação, conferem créditos ECTS passíveis de creditação, e cada um dos cursos do Open Campus ISA tem 5 vagas gratuitas, abertas aos alunos de doutoramento, inscritos no ISA.
Porquê um ciclo de formação aberta no ISA?
“Esta iniciativa do Instituto Superior de Agronomia tem como objetivo reforçar o conhecimento em temáticas com impacte para o desenvolvimento de Portugal. Ela deve-se ao empenho de um jovem grupo de docentes e abrange processos e sistemas tecnológicos nas áreas em que a Escola possui conhecimento e está ativa. Devemos promover a transferência de competências para as empresas e instituições públicas, para que estas possam reforçar a sua competitividade ou criar valor.”
— realça o Prof. António Guerreiro de Brito, Presidente do Instituto Superior de Agronomia — “Acreditamos que apenas adicionando conhecimento e processos de inovação conseguiremos ir mais além e estamos comprometidos em dar o nosso melhor nesta primeira edição do Open Campus ISA.”
Outras áreas temáticas serão apresentadas nas próximas edições, sempre com a perspetiva de retribuir e partilhar com a sociedade o conhecimento criado no ISA.
Mais informações e inscrições na página Open Campus ou através do e-mail: dacademica@isa.ulisboa.pt
O artigo foi publicado originalmente em ISA.