bandarra cooperativa

COVID-19 e a produção de leite nacional

A brusca redução no consumo de alguns produtos alimentares, com especial relevo para os derivados de leite de pequenos ruminantes, nomeadamente o queijo, criou uma emergência no setor.

O escoamento do leite mesmo a baixo preço está a tornar-se difícil, existindo já operadores  que cessaram. Esta situação ameaça destruir todo um setor de produção nacional, dada a perecibilidade das produções e a impossibilidade de suspender temporariamente esta atividade.

Inúmeras famílias que dependem  da produção pecuária, direta ou indiretamente estão em risco de perder a sua fonte de rendimento, talvez de forma irreversível.

O consumo preferencial de produtos nacionais poderá ser a única forma de salvaguardar a sobrevivência do setor.

Os produtos tradicionalmente consumidos nas festividades que se aproximam, queijo, borrego e cabrito, são alguns dos que atravessam momentos difíceis. Se não os esquecer esta Páscoa estará a ajudar não só os muitos que dependem do setor bem como o próprio País neste difícil e complexo momento.

Ao escolher produtos nacionais, ao manter hábitos alimentares e tradições gastronómicas da época, mesmo em quarentena, ajudará o setor e contribuirá também para o bem-estar animal.

Os produtores pecuários não pararam de produzir … mas precisam de Si!


por

Etiquetas: