O presidente da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, esteve esta quinta-feira no Palácio de Belém, onde transmitiu ao Presidente da República a situação que o setor atravessa em tempos de pandemia.
O Presidente da República recebeu em Belém o presidente da direção da CAP “tendo sido discutida a situação atual” no setor, como refere uma nota publicada no site da Presidência da República, num momento em que o país está em Estado de Emergencia devido à pandemia Covid-19.
À saída do encontro com o chefe de Estado, Eduardo Oliveira e Sousa explicou que “as medidas de apoio à tesouraria [das empresas], de salvaguarda do emprego, têm de ser adequadas ao setor agrícola, onde por exemplo a questão do ‘lay off’ se vai aplicar muito pouco“, alertou.
“Por isso mesmo têm de ser tomadas sobre a agricultura medidas muito especificas”, reforçou.
Lembrando que “a Política Agrícola Comum (PAC) é um instrumento muito importante para os agricultores”, o dirigente informou que já pediram “a antecipação do pagamento das ajudas” e, disse, “parece que o assunto está a ser devidamente equacionado“.
“Muito provavelmente será necessário pedir uma ajuda ao Estado para antecipar esse pagamento e ser o próprio Estado a ser ressarcido pela UE na altura própria”, referiu Eduardo Oliveira e Sousa, em declarações aos jornalistas à saída de Belém.
Linha de apoio aos agricultores
No passado dia 20, a CAP lançou um serviço telefónico – 217 100 000 – com o objetivo de recolher e prestar informação à comunidade e aos agricultores”, um setor que em tempos de pandemia tem de “continuar a trabalhar para garantir a produção, o abastecimento da cadeia de distribuição e o alimento a toda a população“.
Adicionalmente, a CAP estendeu também este serviço de apoio à sua página de Facebook, “onde irá disponibilizar informações relevantes e responder a questões que aí sejam colocadas”, e na sua conta de Twitter, “onde de forma rápida e expedita poderá também prestar esclarecimentos e enviar notas e alertas relevantes”.