Alimentar Cidades Sustentáveis publica e-book “Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020”

A plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis disponibilizou o e-book “Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020”, um documento que reúne um conjunto de 46 iniciativas que oferecem uma visão não exaustiva das ações, projetos e programas em curso em Portugal. A compilação foi o resultado de contributos de promotores privados, da administração central e local, do terceiro setor e da academia, o que se reflete na riqueza e variedade de iniciativas documentadas.

Cada iniciativa é descrita através de um grelha de critérios, composta por: promotor, localização, antecedentes, objetivos, descrição, resultados, fontes de financiamento e lições aprendidas. O formato utilizado simplifica a apresentação das iniciativas na sua diversidade e facilita a sua colocação em perspetiva.

O conjunto de iniciativas reunidas no e-book ilustra as múltiplas realidades nacionais, nomeadamente: a diversidade dos atores envolvidos; as escalas territoriais; os múltiplos espaços onde se desenrolam; a multiplicidade de pontos de entrada através dos quais as práticas são iniciadas; a sua dinâmica ao longo do tempo; a diversidade de áreas de intervenção da cadeia alimentar, designadamente, recursos e inputs agrícolas, produção, processamento, logística, comercialização, restauração, consumo, valorização de resíduos/desperdício, sensibilização/educação, programas alimentares locais, marketing, e “outros”; a diversidade de recursos financeiros utilizados e conjugados e, não menos importante, a riqueza das lições aprendidas.

A documentação de todas estas iniciativas foi realizada de modo voluntário e solidário pelos atores envolvidos e enquadra-se no âmbito das ações desenvolvidas pela plataforma nacional – Alimentar Cidades Sustentáveis (http://bit.ly/Alimentar-CidadesSustentaveis) – um coletivo, constituído por 350 membros (fevereiro 2020) oriundos dos mais variados territórios, setores e áreas disciplinares do sistema alimentar nacional.

A comissão de organização estimulou o processo e a comissão científica efetuou uma dupla revisão anónima. O e-book foi coordenado por Cecilia Delgado, especialista em políticas públicas dos sistemas alimentares locais.

A Comissão Organizadora é constituída por:

  • Cecília Delgado – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas das Universidade Nova de Lisboa I Cofundadora da plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis
  • Maria José Ilhéu – DSTAR – Divisão da Diversificação da Atividade Agrícola, Formação e Associativismo I Cofundadora da plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis
  • Paula Nunes da Silva – QUERCUS – ANCN
    (Associação Nacional de Conservação da Natureza)
  • Paula Rodrigues – Cofundadora da Alimentar Cidades Sustentáveis I Câmara Municipal de Torres Vedras

Aceda ao Folheto do e-book “Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020”, onde pode consultar o Índice.

Pode fazer o download gratuito do e-book no site da Quercus, em: quercus.pt/ebook-alimentar-boas-praticas

Comentários e elogios através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: