Para ajudar a produção nacional no escoamento de produtos nesta fase de emergência, o Continente integrou, em apenas 2 semanas, 40 novos membros no Clube de Produtores Continente (CPC) e comprou mais cinco milhões de euros em bens agroalimentares no 1º trimestre de 2020 que no ano anterior.
Só entre janeiro e março, o Continente já comprou mais de 71,3 milhões de euros em produtos nacionais sendo que, no segmento frutas e legumes, um dos que mais procura registou durante a pandemia, as compras nacionais representaram um crescimento superior a 4 milhões de euros em relação a 2019, superando os 28 milhões de euros.
Desde a chegada do coronavírus a Portugal, no que diz respeito ao talho, o Continente contactou proativamente produtores de carne e associações do sector para escoamento do excesso de produção e, assim, adquiriu mais 1.500 toneladas de carne nacional nos três primeiros meses deste ano do que em 2019, o que representa 37 milhões de euros e um peso de 80% no total de compras neste segmento. Na carne de bovino, especificamente, a marca triplicou o valor comprado a produtores nacionais e, do total de frango disponível nas lojas, 92% é de origem nacional.
Já o pescado é adquirido diariamente em 14 lotas portuguesas e, em 2020, essas compras já atingiram um volume superior a 550 toneladas. Além disso, a marca aumentou em mais de 50% as compras de espécies como robalo, dourada, pregado e truta a projetos nacionais de aquacultura. Este valor continuará a crescer significativamente, já que o Continente está a participar no desenvolvimento de um projeto de aquacultura nacional, que produzirá cerca de 1.200 toneladas de dourada portuguesa a partir do 2º trimestre do ano.
Para apoiar os produtores numa fase de desafio económico, o Clube de Produtores Continente criou ainda um programa de pagamentos antecipados aos pequenos produtores para ajudar nas condições de tesouraria dos mesmo. “O momento exige uma atitude responsável e mobilizadora. É isso que estamos a desenvolver ao alargar a rede do Clube de Produtores Continente. Precisamos de apoiar, de um modo sustentado, aqueles que sentem mais de perto os efeitos de uma crise de dimensões ainda por definir. Estamos, como sempre, com quem esteve connosco e com quem pretende associar-se. Juntos somos mais fortes e conseguiremos superar as dificuldades. Tudo isto, salvaguardando naturalmente os rigorosos procedimentos de qualidade e segurança alimentar dos produtos que comercializamos”, afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
As vendas de produtos portugueses nas lojas Continente têm aumentado progressivamente, sendo que no último ano foram adquiridas mais de 160 mil toneladas de bens agroalimentares, entre os quais produtos exclusivos de origem certificada como as laranjas do Algarve, maçãs de Alcobaça e da Beira Alta ou a pera rocha do Oeste.
O objetivo do CPC é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.
A Distribuição Alimentar foi identificada como um serviço crítico pelo Governo e a Sonae MC está consciente da sua responsabilidade para com o país, seguindo assim as orientações da Direção Geral de Saúde e do Ministério da Economia.