Previsão trimestral para Junho, Julho e Agosto

“Tempo mais estável em Junho e Agosto. Mais vento, nuvens e tempo fresco em Julho.”

—Previsão trimestral para Portugal Continental

A previsão trimestral para Junho – Agosto indica que as condições de circulação atmosférica e oceânicas serão favoráveis à presença de áreas anticiclónicas mais robustas em Junho e em Agosto.

Julho terá um padrão diferente, com descida ocasional de ondulações do jato, que trarão dias mais frescos, ventosos e eventualmente alguma precipitação.

“Previsão trimestral para Portugal Continental – Junho com muitos dias de calor e tempo estável, Julho será de novo mais instável mas em Agosto voltará muito calor! “

Previsão da anomalia de precipitação para Julho a partir do modelo determinista CFSv2.

— Agosto poderá ser muito mais quente que o normal.

Em Junho teremos domínio de condições mais quentes e secas do que o normal. Áreas anticiclonicas irão rondar o território, trazendo tempo estável, com alguns dias ventosos. As probabilidades de ocorrência de precipitação são baixas mas não se descarta um ou outro episódio de instabilidade ocasional.

Julho será diferente, esperamos a descida pontual de ondulações do jato, que trarão tempo mais fresco e instável.
Esperamos um mês com temperaturas um pouco abaixo do normal e maiores probabilidade de precipitação acima do normal no norte e centro.
No litoral oeste teremos alguns dias com nortadas mais intensas do que o normal.

Em Agosto o cenário muda outra vez, esperamos uma maior influencia anticiclonica sobre Portugal Continental, mas com passagem ocasional de algumas perturbações a oeste.
Teremos assim predomínio de estabilidade, uma tendência para temperaturas claramente acima da média e apesar de ser pouco provável poderá surgir um ou outro episódio de trovoadas intensas.

Risco climatológico-
As maiores probabilidades de ocorrência de ondas de calor significativas focam-se em Agosto e Junho.
Temos tendência para maior risco de incêndio em Junho.

Previsão probabilista para Agosto utilizando os ciclos de convecção predominantes nos trópicos .


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: