A EFSA publicou os resultados das suas duas avaliações piloto sobre os riscos para os seres humanos de resíduos de vários pesticidas em alimentos.
As avaliações – uma considerando efeitos crónicos no sistema tireoidiano e outra efeitos agudos no sistema nervoso – são o culminar de uma colaboração de vários anos entre a EFSA e o Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM).
Os documentos foram finalizados após um período de consulta de dois meses, durante o qual a EFSA recebeu um valioso feedback de várias partes interessadas, incluindo instituições nacionais, academia, organizações não-governamentais e associações comerciais. Também foi realizada uma reunião com as partes interessadas em Bruxelas para ajudar a esclarecer a metodologia e explicar os resultados do trabalho.
A conclusão geral de ambas as avaliações é que o risco do consumidor devido à exposição cumulativa pela alimentação está, com graus variados de certeza, abaixo do limiar que desencadeia uma ação regulatória para todos os grupos populacionais cobertos.