Os CTT – Correios de Portugal, o Dott e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em conjunto com os Grupos de Ação Local (GAL) – Adices, ADD, ADDLAP e ADRIMAG – e a CVR Dão vão lançar, no próximo dia 21 de maio, um inovador mercado eletrónico regional exclusivamente destinado à venda e distribuição de produtos da região Viseu Dão Lafões.
Esta iniciativa segue as mais recentes tendências das transações comerciais, tendo por missão apoiar os produtores locais no escoamento dos seus produtos a nível nacional no atual contexto de pandemia CoViD-19, que impediu a realização de mercados físicos e alterou os hábitos de consumo dos portugueses.
Segundo João Sousa, administrador executivo dos CTT, “continuamos empenhados em colocar o nosso serviço ao dispor de todas as empresas, independentemente da sua dimensão, para que estas continuem a operar, apesar do atual contexto difícil que vivemos. Os CTT pretendem com este mercado, juntamente com o Dott e a CIM Viseu Dão Lafões, apoiar o negócio dos produtores desta região, potenciando as suas vendas e contribuindo para atenuar as fortes quebras devido ao isolamento social voluntário e Estado de Emergência para proteção da pandemia CoVid-19.”
Para Gaspar d’Orey, CEO do Dott, “apoiar a economia portuguesa, empresas, pequenos produtores portugueses e proporcionar aos nossos clientes a oportunidade de adquirirem de forma conveniente e cómoda produtos tão tradicionais, muitas vezes restritos à região de origem, continua a ser prioridade do Dott. Mais do que nunca estamos a honrar a nossa missão de ser “Dos portugueses para os portugueses”, ajudando a trazer para o canal online todos os que, inesperadamente, e devido à pandemia CoVid-19, viram o seu negócio parar e as suas portas fechar e a promover o e-commerce em Portugal e a digitalização dos pequenos produtores, proporcionando-lhes um novo canal de venda e de subsistência. É com orgulho que abraçamos, a integração do mercado – Prove Viseu Dão Lafões – no nosso marketplace, acreditando que estamos a contribuir para a subsistência de vários negócios e famílias.”
Segundo Rogério Mota Abrantes, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões,” face ao contexto que se vive atualmente, tendo em conta as fortes quebras registadas nos mercados tradicionais, os 14 Municípios associados à CIM Viseu Dão Lafões encaram este novo mercado eletrónico como uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento sustentável do território. Esta iniciativa, que tem por missão apoiar os produtores regionais no escoamento dos seus produtos a nível nacional, reforça a aposta da CIM Viseu Dão Lafões no comércio eletrónico como veículo para a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas da região” prosseguiu o Presidente da CIM dando nota que “A CIM Viseu Dão Lafões, atenta ao facto de os produtores locais rapidamente se terem adaptado a novas formas de comercializar e escoar os seus produtos, empenhou-se em garantir soluções para que a excelência da região Viseu Dão Lafões chegue a todos os consumidores, por um preço justo, de forma rápida, cómoda e segura.”
O novo mercado digital – Prove Viseu Dão Lafões – contará com produtos como queijos, vinhos do Dão, enchidos, mel, chás e infusões, entre outros, e ficará alojado no maior shopping online de Portugal, o Dott, em http://dott.pt. Pretende ser uma solução eficaz para divulgar e comercializar produtos locais a preços competitivos, não apresentando custos de adesão e aliando comissões baixas para produtores à máxima conveniência, comodidade e segurança para consumidores. A logística e distribuição até casa dos clientes será da responsabilidade dos CTT.
Os CTT e o Dott seguem o compromisso de apoiar os clientes e as empresas no atual contexto, possibilitando que a economia continue a funcionar, que os pequenos produtores tenham a possibilidade de escoar os seus produtos e que os portugueses possam continuar a consumi-los, adquirindo-os a partir de casa.
Com esta iniciativa, os CTT apoiam a literacia e presença digital de produtores locais que, de outra forma, não teriam acesso simples às ferramentas para venda online dos seus produtos, acelerando este movimento de inclusão digital dos pequenos produtores. Os CTT, empresa de correio e expresso e encomendas, serão responsáveis pelo processo de logística e distribuição dos produtos colocados no marketplace Dott, do qual são fundadores. Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa, papel reforçado no atual contexto, apoiando também as empresas na presença nos canais digitais através das suas soluções e Serviços.
O Dott é o maior shopping online de Portugal. Opera em modelo marketplace puro, e trabalha com o catálogo e stocks das empresas vendedoras para apresentar os produtos aos seus clientes. De portugueses para os portugueses, estão, mais que nunca, empenhados, em ajudar a digitalizar as marcas portuguesas e em trazer para o canal online todas as pequenas e médias empresas ligadas ao retalho de bens físicos, proporcionando-lhe a venda dos seus produtos neste canal. Para isto, conta com uma equipa dedicada a ajudar as empresas a vender online o mais rapidamente possível, sendo exequível a conclusão de todo o processo no próprio dia. Por outro lado, iniciativas como esta, também permitem ao Dott cumprir uma outra premissa da marca: oferecer aos portugueses as marcas de que mais gostam.
Os CTT, o Dott e a CIM Viseu Dão Lafões estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 e a seguir todas as recomendações das autoridades competentes para a proteção dos colaboradores e clientes. As três entidades apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.
O mercado Prove Viseu Dão Lafões está disponível a partir de 21 de maio em https://dott.pt/pt/campaign/mercado-prove-viseu-dao-lafoes