ICNF

Decorreu entre 15 e 19 de junho, o curso “Uso de Máquinas Pesadas na Prevenção e no Combate a Incêndios Rurais”

Organizado pelo ICNF, e enquadrado na estratégia de capacitação interna do ICNF que está em curso, a ação de formação contou também com a colaboração de formadores espanhóis e possibilitou a formação de 23 operadores do instituto, enquadrando-se na estratégia de capacitação interna do ICNF que está em curso. A componente teórica teve lugar no Centro de Operações e Técnicas Florestais do ICNF, e a prática no terreno, na zona de Góis.
Os formadores – Juan Bautista, de Castilla-La Mancha, e Juan Jesús, da Extremadura, acompanhados de dois operadores espanhóis – partilharam conhecimentos, experiências e ensinamentos adquiridos com o uso das máquinas pesadas na prevenção e no combate aos incêndios rurais em Espanha.

O ICNF adquiriu recentemente 10 máquinas de rastos, num investimento que reforça a sua capacidade de intervenção no âmbito da prevenção estrutural e do apoio ao combate a incêndios rurais. Estes meios encontram-se distribuídos por vários pontos estratégicos do país e reforçam já este ano a capacidade de intervenção com máquinas pesadas no combate aos incêndios rurais conforme previsto na Diretiva Operacional n.º 2 – DECIR 2020, sendo neste âmbito acionadas junto do ICNF através do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Na cerimónia de encerramento da ação de formação organizada pelo ICNF, o Vogal do CD responsável pela Gestão dos Fogos Rurais, Eng.º Nuno Sequeira, agradeceu a participação de todos e deu a conhecer a estratégia do ICNF em que se enquadra a ação, que teve por objetivo aumentar a capacitação dos seus agentes no terreno para uma intervenção eficaz e em segurança.

#ICNFsomosTODOSnos


Publicado

em

,

por

Etiquetas: