Massas de ar tropical marítimo.
A previsão para esta semana aponta para o estabelecimento de um fluxo de componente oeste, com transporte de ar tropical marítimo, até 4ª feira, seguindo-se depois um período de fluxo de norte que irá trazer ar um pouco mais fresco.
Esperamos assim valores de temperatura acima do normal, com subida dos valores e condições de tempo mais quente e abafado entre Domingo e 4ªF.
As temperaturas poderão rondar os 35-40ºC em alguns vales e planícies, sendo que no litoral ocidental os valores serão mais amenos e haverá alguma nebulosidade.
Entre 4ªF e 6ªF, com o regresso de uma circulação mais robusta de norte, teremos uma ligeira descida da temperatura e tempo mais ventoso e fresco.
No entanto, no próximo fim de semana o anticiclone deverá colocar-se sobre o território, e esperamos uma nova subida da temperatura.
“Temperaturas acima dos 35ºC no interior, um pouco mais fresco, e vento no litoral ocidental, situação clássica para esta altura do ano. “
Predomínio de circulação de oeste ate 4ª feira, com transporte de ar tropical marítimo.
—Águas mais quentes ao largo da costa.
Ao longo desta semana continuamos com a presença de águas mais quentes que o normal ao largo da costa ( embora junto ás praias estas tenham arrefecido com as nortadas das últimas semanas ).
A presença de águas mais quentes ao largo tende a reforçar a presença de ar mais quente e abafado junto ao litoral e a reduzir a intensidade do vento, sendo que isto é especialmente verdade quando em conjunção com condições atmosféricas favoráveis.
Em Julho esperamos que se mantenha um regime atmosférico com mais vento e alguma instabilidade, mas em Agosto e Setembro esperamos condições mais dominadas pela estabilidade, pelo que, com a ajuda destas águas quentes, o período entre Agosto e Outubro poderá ser bastante mais quente que o habitual na faixa costeira.
Águas mais quentes que o normal ao largo da Península Ibérica.