Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto de Investigação denominado “Grupo Operacional PDR2020.101-FEADER-031893 – Poda Mecanizada e Colheita em Contínuo de olivais de variedades portuguesas”, financiado pelo “Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 – PDR2020, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Agrárias.
Requisitos de admissão:
- Licenciado em Agronomia/Engenharia Agronómica;
- Dispor de Mobilidade para deslocação para a Herdade da Torre das Figueiras – Monforte;
- Preferência a licenciado com formação em mecanização agrícola;
- Preferência a licenciado com curso de operadores de máquinas agrícolas;
- Preferência a licenciado com proficiência na utilização de software de tratamento de dados.
- Proficiência oral e escrita na língua portuguesa
Conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019, artigo 3º e 6º, os candidatos a BI devem cumprir como condição regra para a atribuição da bolsa, a inserção efetiva em ciclos de estudos conducentes à atribuição de graus académicos ou em cursos não conferentes de grau académico.
Os documentos comprovativos de inscrição em grau académico ou diploma, podem ser dispensados em fase de candidatura e substituídos por declaração de honra do candidato, sendo obrigatória a verificação dessa condição em fase de contratualização da bolsa.
Plano de trabalhos: O objectivo desta bolsa é prestar apoio operacional no GO – “Poda Mecanizada e Colheita em Contínuo de olivais de variedades portuguesas”.
O apoio operacional contemplará os seguintes aspectos:
- Preparação da MCCA para os ensaios de colheita;
- Monitorização da azeitona colhida pelos diferentes equipamentos de colheita utilizados, nomeadamente da MCCA, bem como das soluções de colheita utilizadas pelo agricultor;
- Avaliação das características da copa das árvores utilizadas nos ensaios de colheita;
- Monitorização da maturação da azeitona ao longo do seu ciclo, com registo de diversos parâmetros;
- Acompanhamento das intervenções de poda mecânica e manual a realizar;
- Monitorização das dimensões das árvores das parcelas em ensaio.
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 123/2019 de 28 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P em vigor, regulamento nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019 https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt .
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e na Herdade da Torre das Figueiras – Monforte, sob a orientação científica do Professor António Fernando Bento Dias.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para Outubro de 2020.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 798€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P., no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ) sendo o pagamento efectuado por transferência bancária.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Doutor António Fernando Bento Dias
1º Vogal – Prof. Doutor José Manuel Nobre de Oliveira Peça
2º Vogal – Prof. Doutor Anacleto Cipriano Pinheiro
1º Suplente – Profª. Doutora Ana Cristina Andrade Gonçalves
2º Suplente – Profª. Doutora Adélia Maria Oliveira de Sousa
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular.
Na avaliação curricular utilizar-se-ão os seguintes critérios:
- Experiência profissional – ponderação de 25%;
- Educação e formação – ponderação de 60%;
- Competências pessoais – ponderação de 15%.
Os critérios anteriormente indicados serão classificados de 0 a 5 valores.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de junho a 10 de julho de 2020 e os resultados da seleção serão publicados até 31 de julho de 2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae, modelo Europeu;
- Certificado de Habilitações;
- Comprovativos da experiência profissional e competências pessoais.
Solicita-se que na carta de candidatura seja manifestado o compromisso do candidato em se deslocar para o local de trabalho indicado pelo responsável do projecto.
As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:
Professor António Bento Dias: adias@uevora.pt