É um acidente fisiológico que ocorre nas maçãs durante a maturação e caracteriza-se pela presença de manchas aquosas no córtex (polpa), com aspeto translúcido.
Se as manchas forem ligeiras, podem desaparecer durante o armazenamento nas câmaras frigoríficas. Nos casos em que o vidrado é acentuado, ocorrerá o acastanhamento e apodrecimento interno do fruto. Este acidente fisiológico torna o fruto mais suscetível à degradação nas câmaras de conservação.
Como fatores favoráveis ao aparecimento do vidrado da maçã, salientam-se: 1) Vigorexcessivo das árvores; 2) Rega ou precipitação abundante; 3) Temperaturas elevadas na fase final da maturação; 4) Poda severa (em verde) antes do amadurecimento; 5) Colheita tardia; 6) Sensibilidade varietal; 7) Idade da árvore.
Fruteiras jovens com maçãs de grande calibre tendem a desenvolver mais frequentemente este acidente fisiológico, que macieiras mais velhas. Quanto à sensibilidade varietal referem-se, por exemplo, Red Delicious, Granny Smith e Fuji como mais sensíveis.
Prevenção
Não há tratamento para o fruto que já apresente “vidrado”. O controlo é feito de modo preventivo, com fertilizações equilibradas,orientadas pela análise de terra -> antecipando a colheita -> efetuando aplicações foliares com cloreto de cálcio (0,6% CaCl), (4 aplicações quinzenais), nas árvores que se sabe terem este problema.
O artigo foi publicado originalmente na Circular n.º 15 da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.