“Previsão do tempo para a semana- Calor abafado e trovoadas no início da semana, mais vento para o fim.”
— Instabilidade com trovoadas localmente fortes.
A previsão para esta semana aponta para o domínio da circulação subtropical em altitude.
Domingo, 2ª e 3ª o território será afetado por uma perturbação que chegará vinda da região da Madeira.
Esperamos assim valores de temperatura acima do normal em todas as regiões e um aumento da instabilidade atmosférica.
As temperaturas máximas irão superar os 35ºC em muitos locais, com tempo abafado, algumas nuvens, e ocorrência de aguaceiros e trovoadas que poderão ser localmente fortes, em especial no sul e no interior.
Não se descartam situações de tempo severo localizado, nomeadamente queda de granizo, precipitação excessiva e rajadas fortes.
Alem das trovoadas teremos ainda aporte de massas de ar quente, com poeiras vindas de África que poderão afetar as pessoas mais sensíveis.
“Calor abafado, trovoadas localmente fortes e poeiras no início da semana. Tempo um pouco mais fresco e ventoso para o fim da semana. Continua elevado o risco de incêndio.”
Perturbação a sudoeste do Algarve na 2ª feira, cenário clássico para a ocorrência de trovoadas localmente fortes.
— Alivio a finais da semana.
Na 2ª metade da semana teremos uma alteração ligeira na posição do anticiclone, que irá permitir um fluxo mais intenso de norte.
Teremos assim tempo um pouco mais fresco e ventoso em especial no litoral ocidental. No interior e Algarve o calor continuará mas um pouco menos intenso.
Tudo indica que as temperaturas voltarão a subir na última semana de Julho, e Agosto tenderá a ser mais quente que o normal.
Ao longo de toda a semana os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a exposição solar direta entre as 11h e as 16h.
Dado o regime de vento fraco até meados da semana, teremos uma subida das temperaturas das águas oceânicas junto à faixa costeira. Estas deverão arrefecer um pouco na 2ª metade da semana.
Intensificação do fluxo de norte a finais da semana, com trégua substancial no calor em especial no litoral ocidental.