Previsão trimestral para Setembro, Outubro e Novembro

“Previsão trimestral – Tempo mais estável e quente em Setembro e Outubro. Novembro deverá marcar uma transição rápida para tempo mais Invernal.”

—Previsão trimestral para Portugal Continental

A previsão trimestral para Setembro – Novembro indica que as condições de circulação atmosférica e oceânicas serão favoráveis à presença de áreas anticiclónicas mais robustas em Setembro e Outubro, com persistência anómala de bloqueio anticiclónico sobre a Europa ocidental em Outubro, e um regime um pouco mais zonal em Setembro.

Em Novembro teremos um padrão diferente, com NAO negativa, anticiclone no Atlântico norte e baixas pressões sobre a Europa que poderão afetar o território.

Teremos assim um Setembro e um Outubro mais quentes do que o normal, com anomalias mais marcadas em Outubro.
No que toca à precipitação, Outubro será claramente mais seco do que o normal enquanto que Setembro poderá apresentar algumas situações esporádicas de precipitação em especial no norte e centro e no interior, ainda assim os valores deverão ficar em geral abaixo do normal.

No que toca a Novembro, esperamos uma mudança para um regime de circulação de norte, na influencia de perturbações polares sobre a Europa ocidental.
Esperamos assim uma transição para condições de temperatura dentro ou até abaixo do normal em todas as regiões, com um choque claro face aos meses anteriores.
Em termos de precipitação esta tenderá a ser mais abundante, com possibilidade de valores acima do normal no norte e centro. No sul os valores poderão ficar ainda aquém do normal, algo que é preocupante visto as condiçoes de seca crónica que afectam a região.

“No continente, Setembro e Outubro mais quentes e secos que o normal, Novembro marcadamente mais fresco e com mais chuva. Tempo tempestuoso nos Açores em Outubro.”

Tendência para maior persistência anticiclónica em Setembro e Outubro, segundo os anos com condições mais semelhantes a 2020 observados nos últimos 30 anos.

— Furacões e mau tempo nos Açores.

Nos Açores esperamos mais atividade ciclónica em especial em Outubro, com possibilidade acima do normal do arquipélago ser atingido por ciclones tropicais.

As condições de tempo adverso deverão persistir durante grande parte do período entre o fim de Setembro e o fim de Outubro, mesmo que não haja impacto de ciclones tropicais esperamos mais chuva, vento e ondulação do que o normal.
As condições deverão apresentar-se mais tranquilas em Novembro e na primeira metade de Setembro.

Na Madeira esperamos condições meteorológicas próximas da normalidade.

Tendência para um fluxo de norte e influencia de perturbações sobre a Europa em Novembro, segundo os anos com condições mais semelhantes a 2020 observados nos últimos 30 anos.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: