A comemoração do dia Mundial do Leite Escolar é muito relevante, apesar do período atípico que vivemos.
Esta data festiva é promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e este ano celebra a sua 20º edição. O objetivo deste dia é a divulgação dos benefícios do leite para a saúde das crianças em idade escolar, traduzindo-se o sucesso desta iniciativa pela sua implementação em mais de 40 países.
Em Portugal, o Leite Escolar destina-se às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente dos 4 aos 9 anos, tanto no continente como nas ilhas da Madeira e dos Açores. De acordo com dados da Comissão Europeia, no ano 2018/2019, foram beneficiadas 124.668 crianças do pré-escolar e 330.838 a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, num universo de 7.200 estabelecimentos escolares.
A ALIP, a ANIL e a FENALAC, associem-se novamente a esta iniciativa, que este ano acontece já na próxima quarta-feira, dia 30 de Setembro. Num ano de mudanças abruptas no quotidiano da população escolar, pretendemos manter uma “rotina” saudável.
As alterações traduzidas pela pandemia obrigam a redobrada atenção com a alimentação das crianças, nomeadamente na promoção de hábitos saudáveis, essenciais ao seu bom desenvolvimento e crescimento.
A ingestão de leite e produtos láteos, reforça os seus corpos e mentes para todas as atividades, cumprindo a função de providenciar um aporte de energia adequado e uma quantidade significativa de cálcio, proteína, iodo, vitaminas e minerais essenciais que são promotores de um são desenvolvimento.
As crianças passam parte do seu dia na escola, o leite escolar, pela sua densidade nutricional característica, ajuda as crianças a crescer de forma forte e saudável.
De acordo com as recomendações da Roda dos Alimentos, uma criança em idade escolar necessita de 3 porções de leite ou produtos lácteos por dia, sendo o pequeno almoço e os lanches, ocasiões a privilegiar.
Porque o Leite Escolar alimenta…