É já nos dias 19, 20 e 21 de novembro que o festival mais emblemático da região regressa para a sua 13ª edição. Sob o pretexto do lazer e da animação, os patrimónios fúngico, paisagístico, cultural e ambiental da Serra da Gardunha estarão mais uma vez em destaque.
O “Míscaros – Festival do Cogumelo” está de regresso. Depois de um ano em que o festival se realizou, sobretudo, em formato digital, é já nos dias 19, 20 e 21 de novembro, que a animação volta às ruas da aldeia do concelho do Fundão, este ano sob o mote “Alice no Mundo dos Cogumelos”.
Organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, este evento de ambiente familiar inclui diversas atividades de lazer e culturais na sua programação, desde espaços de restauração, a live cookings, workshops e palestras temáticas, passeios micológicos, exposições e diversos elementos de animação nas ruas enfeitadas do Alcaide. Com o intuito de explorar o património fúngico do país, que conta com mais de 300 espécies de cogumelos, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha, surgiu em 2009 o “Míscaros – Festival do Cogumelo, um evento que é já uma referência do concelho do Fundão, uma iniciativa de grande importância social e económica para a região.