Empresa americana produz ketchup com tomates cultivados em solo com condições idênticas às de Marte

Podia ser um ketchup produzido em Marte – não o é, mas quase. A Heinz cultivou tomates “marcianos”, em solo com condições idênticas às encontradas no planeta vermelho, e a colheita permitiu produzir ketchup “extraterrestre”

A Heinz, marca conhecida pelos seus molhos e condimentos, conseguiu criar um ketchup feito exclusivamente a partir de tomates cultivados em condições muito semelhantes às do solo encontrado em Marte. A iniciativa foi levada a cabo em conjunto com o Aldrin Space Institute, e com uma equipa de 14 astrobiólogos num laboratório chamado “The Red House“.

A experiência, idealizada por especialistas em tomates para a produção de ketchup Heinz há dois anos, consistiu no cultivo dos tomates em estufas que recriam as condições do planeta vermelho, desde a temperatura à qualidade da água e do solo. Foram usadas mais de três toneladas de solo do Deserto de Mojave, na Califórnia, que tem muitas características semelhantes às do solo de Marte.

“Iniciámos a experiência analisando o solo de Marte, e a partir daí pudemos fazer uma lista restrita do nosso vasto catálogo de sementes da Heinz a quatro potenciais opções que podiam ser bem sucedidas. Duas delas conseguiram, pelo que fomos capazes de criar uma cultura em que os nossos tomates prosperaram”, disse Gary King, chefe de agricultura da Kraft Heinz à Florida Tech News.

Num comunicado à imprensa, a Heinz afirma que “a equipa produziu com sucesso uma colheita de tomates Heinz, a partir das sementes de tomate da marca, com as qualidades exactas que passam os rigorosos padrões de qualidade e sabor para se tornarem no seu icónico ketchup.”

A equipa contou com “especialistas na análise das condições difíceis do solo, na colheita das sementes perfeitas e na implementação de técnicas agrícolas líderes a nível mundial”, que “desempenharam um papel crucial” naquele que a Heinz classifica como “um dos maiores projectos do seu género relacionados com Marte alguma vez realizados”.

Um passo mais perto da agricultura em Marte?

Esta não foi […]


por

Etiquetas: