leitões

Bolsa do Porco – Semana 46/2021 – Manutenção

MERCADO EUROPEU

A tendência generalizada de manutenção na Europa encontrou exceções em Portugal e França, onde as bolsas operaram ténues subidas como sinal aos mercados que a inflexão está para breve.
A carne já evidencia subidas consistentes antecipando também o período natalício que se caracterizará por uma maior procura de carne.
Apesar destes movimentos, há que reconhecer que o mercado não está muito diferente. Não está pior que há um mês, mas também não está significativamente melhor. A oferta de porcos continua alta e a disponibilidade de carne é elevada, mesmo atendendo a uma maior procura.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

bolsa porco

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 47/2021 (22/11 a 26/11): Espanha 1,02; França 1,11; Alemanha 0,93; Países Baixos 0,91; Bélgica 0,94; Dinamarca 1,03.

Tendência Geral:

O ministério da agricultura russo comunicou que pretende vir a importar carne de porco e de vaca sem taxas alfandegárias. Esta medida vem na sequência da assunção do ministério da agricultura de que a expansão da suinicultura na Rússia ficou aquém do esperado, sobretudo devido aos novos surtos de PSA em empresas de grande dimensão. De facto, desde o embargo russo, o efetivo só aumentou 10%, registando mesmo uma descida mensal de 7% em setembro deste ano.

Com a importação de um contingente de carne de porco e vaca pretende-se baixar o preço interno destes produtos que se mantém a níveis incomportavelmente altos para a população russa.

O artigo foi publicado originalmente em FPAS.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: