incendio vacas

Ministério do Ambiente investiu 11,6 milhões de euros na prevenção de incêndios em 2021

Só este ano foram feitos ou refeitos mais de 12 mil hectares de faixas de gestão de combustível e de mosaicos em perímetros florestais nacionais. Para executar estas tarefas de prevenção de incêndios foram investidos 11,6 milhões de euros, diz o Ministro do Ambiente. Este ano as chamas queimaram apenas 21% do que ardeu em média na última década. O reforço de prevenção, limpeza e de meios no terreno contribuíram para isso, mas São Pedro também

Por serem “um bom exemplo”, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, visita esta segunda-feira de manhã os perímetros florestais das freguesias de Sameiro, em Manteigas, e Valhelhas, na Guarda. O objetivo é ver e mostrar o que nestes territórios do Parque Natural da Serra da Estrela foi e está a ser feito para torná-los mais resilientes a incêndios.

As intervenções de limpeza, rearborização e uso de fogo controlado realizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) até agora em “6500 hectares de mosaicos e 6170 hectares de faixas de gestão de combustível da rede primária” de norte a sul do país (sem contar com ilhas) somam um investimento de “11,6 milhões de euros”, informa o ministro do Ambiente ao Expresso.

“Cada vez mais o ICNF tem uma capacidade de resposta própria para a prevenção de incêndios, até porque, infelizmente, é cada vez mais difícil encontrar empresas para fazer estes trabalhos”, diz João Pedro Matos Fernandes, explicando que, por isso, o instituto tem adquirido meios próprios e subcontratado outros a associações de exploração florestal, mas que estas aquisições não fazem parte do bolo de 11,6 milhões de investimento.

De acordo com dados da Agência para […]


por

Etiquetas: