A parceria entre a Fundação Gulbenkian e a Efanor Investimentos, prevê um investimento de 31 milhões de euros na gestão florestal biodiversa que permite a redução do risco de incêndio nas zonas Norte e Centro do país.
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Efanor Investimentos vão intervir, nos próximos anos, numa área de 15 mil hectares, a partir do arrendamento de terrenos no Norte e Centro do país. “Até ao final do projeto, o qual tem um horizonte intergeracional, o investimento previsto é de cerca de 31 milhões de euros, partilhado em partes iguais pelos parceiros”, referem as duas instituições em comunciado.
O projeto, caracterizado pelo investimento em Floresta Produtiva Biodiversa em Portugal, conta ainda com a Sonae Arauco como parceiro operacional e de tecnologia.
A parceria consubstancia-se assim num projeto que “aposta numa gestão florestal mais eficiente, na promoção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, no elevado sequestro de carbono, na diversificação da paisagem e na criação de mosaicos, por oposição à floresta contínua”.
A redução do risco de incêndio será também um dos pontos-chave […]