Novo relatório da ONU revela que em apenas um ano a pandemia de covid-19 aumentou em 30% as pessoas a viver com fome na região. É o valor mais elevado desde o início do século
A insegurança alimentar na América Latina e Caraíbas está a atingir valores “críticos”. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em apenas um ano a pandemia da covid-19 aumentou em 30% o número de pessoas a passar fome na região.
De acordo com um novo relatório, divulgado esta terça-feira, entre 2019 e 2020 o número de pessoas a viver com fome aumentou em 13,8 milhões, de 45,9 milhões para um novo total de 59,7 milhões. É o número mais elevado desde 2000.
“Embora a pandemia tenha exacerbado a situação, a fome tem vindo a aumentar desde 2014”, explica Rossana Polastri, diretora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD) para esta região.
“Devemos dizê-lo alto e claramente: a América Latina e Caraíbas estão a enfrentar uma situação crítica em termos de segurança alimentar. Existe um aumento de quase 79% no número de pessoas a viver com fome entre 2014 e 2020”, acrescenta Julio Berdegué, representante regional da FAO.
41% da população vive com insegurança alimentar
A FAO estima que quatro em cada dez pessoas (cerca de 267 […]