Derrick Josi, um agricultor americano que assina como TDF Honest Farming, publicou um vídeo sobre “loss leaders”. A tradução literal é “líderes de prejuízo” mas em Portugal chamamos-lhe habitualmente “produto-isco”. É o caso do leite, um produto líder de vendas, que toda a gente precisa e que está frequentemente em promoção e colocado ao fundo das lojas. Atraídos por esses produtos a preço baixo, os consumidores atravessam as lojas e vão comprando outros produtos com margem superior. No vídeo, Derrick explicou que, com o aumento das vendas online devido ao covid19, nos Estados Unidos os consumidores vão menos aos supermercados, há menos promoções e o preço do leite aumentou ao consumidor sem aumentar ao produtor.
Com já devem saber, em Portugal o leite também está há vários anos em constante promoção. Para evitar que as grandes cadeias de supermercados destruíssem as pequenas lojas com essas promoções, foi proibida a venda com prejuízo. Regra geral os supermercados têm muito cuidado com essa lei e não fazem promoções sem a colaboração mais ou menos “forçada” do fornecedor. Houve apenas um caso em que perderam o controlo, na célebre promoção do Pingo Doce no primeiro de maio de 2012, quando as várias cadeias entraram num despique descontrolado e a fiscalização da ASAE encontrou faturas dos fornecedores superiores ao preço vendido ao consumidor. Hoje limitam-se a pressionar fornecedores e abdicar da margem nesses produtos. Por sua vez, as indústrias fornecedoras congelam o preço ao produtor e o setor leiteiro não foi até hoje capaz de compensar o aumento com o custo da alimentação animal, como aconteceu, por exemplo, com os ovos ou carne de frango em que houve atualização de preços para produtores e consumidores.
Não há dúvida que o negócio da distribuição é rentável. As famílias proprietárias das maiores cadeias de supermercados estão entre os mais ricos do país. Não há dúvida que uma parte da fatura tem sido paga, em última análise, pelos produtores de leite portugueses, que estão há 10 anos com um preço médio abaixo da média europeia, há 5 anos vários cêntimos abaixo dessa média e nos últimos meses ficaram no último lugar entre os 27 países da Europa. Aqui em Portugal somos nós, produtores de leite, os líderes no prejuízo.
Fonte do gráfico “Evolução do índice de preços no consumidor”: Maria Cândida Marramaque, Vida Económica 6-8-2021, “Preço do Leite está estagnado há 20 anos”. A linha de baixo representa leite, queijo e ovos, a linha de cima “produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”; o afastamento das linhas acentua-se a partir de 2015.
O artigo foi publicado originalmente em Carlos Neves Agricultor.